Veja as categorias
que compõem
a cesta
- Alimento para cães
- Alimento para gatos
Área I | Ceará até Bahia (exclui-se MA e PI) | |
Área II | MG + ES + Interior do RJ | |
Área III | Grande RJ | |
Área IV | Grande SP | |
Área V | Interior e Litoral do Estado de SP | |
Área VI | RS + SC + PR | |
Área VII | MS + DF + GO (exclui-se MT) |
Com um faturamento
de 9,6 bilhões de
reais em 2009, setor
espera crescer até
6% neste ano
POR RENATA SANTIAGO
O melhor
para
um amigo
SOFISTICAÇÃO
Roldan destaca que o consumo na Região Sudeste do País é maior e representa entre 30% e 40% do total.
Os produtos vêm se sofisticando cada vez mais e os canais de venda deverão se adaptar a essa realidade. “O setor está evoluindo e crescerá nos próximos anos. Os fabricantes precisarão se preparar para acompanhar as novas tendências desses mercados, principalmente no que se refere aos novos produtos, aos seus benefícios e aos seus diferenciais”, afirma.
De acordo com Carlos Rubens da Cunha, gerente responsável da Maranhão Atacado, além do crescimento das vendas de rações, os carros-chefes da categoria, as indústrias investem continuamente em alimentos saudáveis, que incluem frutas, legumes e carne de boa qualidade, além dos petiscos, como ossinhos e bifinhos. Os novos entrantes nesse mercado são os produtos diferenciados, como chocolate e molhos para cães e gatos.
“Há dois anos, a tendência de consumo vem mudando. Os consumidores deixaram de oferecer os restos de suas comidas para os animais e investem no que há de melhor para aqueles que, hoje, passaram a fazer parte da sua família”, disse. O comprador destaca que o volume de vendas continua crescendo e a expectativa para 2010 é muito positiva. A categoria se apresenta com 70% de produtos voltados para cães e 30% para gatos.
De acordo com Cunha, há hoje no mercado uma maior variedade de produtos voltados para cães. A indústria de produtos para gatos, segundo ele, faz poucos investimentos em novidades. Outro fator a ser considerado é o fato de os cães comerem mais que os gatos, daí o diferencial no volume de vendas.
Ele também destaca como os produtos são comercializados nos canais de venda. “Os que contam com embalagens entre 1 kg e 3 kg estão voltados para o pequeno varejo por conta do espaço destinado a eles dentro das lojas. Quanto aos pacotes maiores, entre 8 kg e 10 kg, são mais comercializados nos atacados e nas grandes redes de supermercados”, conclui.
ALIMENTO PARA CÃES | ||||||
Regiões | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | % Top 5 |
Total Brasil | outra | Pitty | Lupus – Nutriara | outra | Dog Show | 38,8 |
Área I | outra | Lupus – Nutriara | Foster | Dog Show | outra | 70,8 |
Área II | Pitty | Lupus – Nutriara | Pitukão | outra | outra | 46,5 |
Área III | outra | Pitty | Lupus – Nutriara | outra | Dog Show | 61,1 |
Área IV | outra | outra | outra | Lupus – Nutriara | outra | 83,3 |
Área V | outra | outra | outra | outra | outra | 40,7 |
Área VI | outra | outra | outra | Lupus – Nutriara | Pitty | 34,1 |
Área VII | outra | outra | outra | Lupus – Nutriara | outra | 36,5 |
ALIMENTO PARA GATOS | ||||||
Regiões | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | % Top 5 |
Total Brasil | outra | outra | Lupus – Nutriara | Pitukats | Street Cat | 54,6 |
Área I | outra | outra | Lupus – Nutriara | Pitukats | Street Cat | 74,8 |
Área II | outra | outra | Lupus – Nutriara | Street Cat | outra | 39,9 |
Área III | outra | Gatto | Street Cat | outra | Pitukats | 56,8 |
Área IV | outra | outra | Pitukats | outra | outra | 90,3 |
Área V | outra | outra | Pitukats | outra | Street Cat | 64,8 |
Área VI | outra | outra | Pitukats | outra | outra | 54,1 |
Área VII | outra | outra | outra | Lupus – Nutriara | Gatto | 56,1 |
Fonte: Revista Distribuição – Edição 214 – Novembro 2010