A Maior Indústria de Alimentos Pet Food do Brasil!


Veja as categorias
que compõem
a cesta

  • Alimento para cães
  • Alimento para gatos
Área I Ceará até Bahia (exclui-se MA e PI)
Área II MG + ES + Interior do RJ
Área III Grande RJ
Área IV Grande SP
Área V Interior e Litoral do Estado de SP
Área VI RS + SC + PR
Área VII MS + DF + GO (exclui-se MT)
Revista Distribuição - Edição 214 - Novembro 2010

Com um faturamento
de 9,6 bilhões de
reais em 2009, setor
espera crescer até
6% neste ano

POR RENATA SANTIAGO

O melhor
para
um amigo

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A melhoria do nível de renda do brasileiro e o aumento do consumo pela classe C também proporcionaram um crescimento do setor Pet, em especial no segmento de alimentos para cães e gatos. De acordo com a Anfalpet – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação, o mercado obteve um faturamento de 9,6 bilhões de reais em 2009. Em valores, o setor de alimentos faturou 6,2 bilhões de reais, seguido pelo de serviços (1,8 bilhão de reais), de equipamentos e acessórios (863 milhões de reais) e medicamentos veterinários (696 milhões de reais).De acordo com Alfredo Roldan, gerente de Comunicação e Marketing da entidade, tem-se a previsão de que o setor crescerá até 6% neste ano. Para ele, o conceito de ter um animal de estimação como membro da família e a diversificação de produtos pet vêm contribuindo para o crescimento desse mercado. “Hoje, além de o consumidor fazer sua compra com regularidade, ele tem à sua disposição um grande e variado número de produtos para diferentes raças, além de produtos diet e orgânicos, entre outros”, disse.


 

70%

 


é o montante da
categoria em produtos
voltados para cães e
30% para gatos

O melhor para um amigo

SOFISTICAÇÃO

Roldan destaca que o consumo na Região Sudeste do País é maior e representa entre 30% e 40% do total.

Os produtos vêm se sofisticando cada vez mais e os canais de venda deverão se adaptar a essa realidade. “O setor está evoluindo e crescerá nos próximos anos. Os fabricantes precisarão se preparar para acompanhar as novas tendências desses mercados, principalmente no que se refere aos novos produtos, aos seus benefícios e aos seus diferenciais”, afirma.

De acordo com Carlos Rubens da Cunha, gerente responsável da Maranhão Atacado, além do crescimento das vendas de rações, os carros-chefes da categoria, as indústrias investem continuamente em alimentos saudáveis, que incluem frutas, legumes e carne de boa qualidade, além dos petiscos, como ossinhos e bifinhos. Os novos entrantes nesse mercado são os produtos diferenciados, como chocolate e molhos para cães e gatos.

“Há dois anos, a tendência de consumo vem mudando. Os consumidores deixaram de oferecer os restos de suas comidas para os animais e investem no que há de melhor para aqueles que, hoje, passaram a fazer parte da sua família”, disse. O comprador destaca que o volume de vendas continua crescendo e a expectativa para 2010 é muito positiva. A categoria se apresenta com 70% de produtos voltados para cães e 30% para gatos.

De acordo com Cunha, há hoje no mercado uma maior variedade de produtos voltados para cães. A indústria de produtos para gatos, segundo ele, faz poucos investimentos em novidades. Outro fator a ser considerado é o fato de os cães comerem mais que os gatos, daí o diferencial no volume de vendas.

Ele também destaca como os produtos são comercializados nos canais de venda. “Os que contam com embalagens entre 1 kg e 3 kg estão voltados para o pequeno varejo por conta do espaço destinado a eles dentro das lojas. Quanto aos pacotes maiores, entre 8 kg e 10 kg, são mais comercializados nos atacados e nas grandes redes de supermercados”, conclui.

ALIMENTO PARA CÃES
Regiões % Top 5
Total Brasil outra Pitty Lupus – Nutriara outra Dog Show 38,8
Área I outra Lupus – Nutriara Foster Dog Show outra 70,8
Área II Pitty Lupus – Nutriara Pitukão outra outra 46,5
Área III outra Pitty Lupus – Nutriara outra Dog Show 61,1
Área IV outra outra outra Lupus – Nutriara outra 83,3
Área V outra outra outra outra outra 40,7
Área VI outra outra outra Lupus – Nutriara Pitty 34,1
Área VII outra outra outra Lupus – Nutriara outra 36,5
ALIMENTO PARA GATOS
Regiões % Top 5
Total Brasil outra outra Lupus – Nutriara Pitukats Street Cat 54,6
Área I outra outra Lupus – Nutriara Pitukats Street Cat 74,8
Área II outra outra Lupus – Nutriara Street Cat outra 39,9
Área III outra Gatto Street Cat outra Pitukats 56,8
Área IV outra outra Pitukats outra outra 90,3
Área V outra outra Pitukats outra Street Cat 64,8
Área VI outra outra Pitukats outra outra 54,1
Área VII outra outra outra Lupus – Nutriara Gatto 56,1

Fonte: Revista Distribuição – Edição 214 – Novembro 2010


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