Angorá Turco

angora_turco
Angorá Turco

Quando o Angorá começou a escassear, tanto em sua Turquia nativa quanto no resto do mundo, o governo turco estabeleceu um programa de criação no Zoológico de Ankara, nos anos 1960, com a finalidade de reviver o antigo prestígio da raça. Os gatos excedentes desse programa foram adquiridos por outros criadores, sobretudo nos EUA. A primeira ninhada obtida fora da Turquia nasceu em 1963, mas só no final da década de 1970 chegaram tais gatos à Grã-Bretanha. Os Angorás Turcos são uma das mais antigas raças sobreviventes, e as linhagens devem ser mantidas puras para fins de reprodução.

O corpo é longo, mas robusto, com a cauda e as pernas de comprimento médio, e pés arredondados e bem delimitados, dedos bem peludos. Os machos devem ser particularmente musculosos no pescoço e ombros. A cabeça deve apresentar a forma de cunha com orelhas bem aprumadas, grandes e retas, as quais estão implantadas razoavelmente próximas e um nariz longo.

Além de nadar, este gato aprecia estar dentro da água, o que tem lhe valido o nome de gato nadador. Aprecia também tomar um banho, se a temperatura da água for a mesma do próprio corpo, quer dizer uns 38ºC. A menos que seja em dia de sol, realmente quente, quando eles podem secar-se diretamente ao sol, eles devem ser rapidamente enxugados com uma toalha, se estiverem molhados e não se deve permitir que fiquem molhados, a despeito do fato de que todos os gatos gostam de secar-se com a língua. O procedimento de secagem com a toalha, além de evitar que se resfriem, propicia um brilho à pelagem.

São animais carinhosos e inteligentes, mas não é fácil conseguir um exemplar, uma vez que suas ninhadas são muito pequenas.

O gato Angorá Turco é um gato esbelto, inteligente e muito brincalhão. É conhecido pelo seu magnífico pêlo semi-comprido e sedoso, com um temperamento dócil e amistoso que agrada logo à partida, mesmo a quem não esteja muito habituado a estes animais.

Eles adoram locais macios para descansar.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Turquia

Pelagem:Comprimento médio, sedoso, espesso na cauda, barriga e pescoço.

Atividade Física:Alto

Miado:Mia moderado

Cuidados:Escovação diária

Filhotes:4 a 5 filhotes

Convivência:Ótimo convívio

Peso:4 a 6kg

Texto: fonte - www.portalsaofrancisco.com.brImagem: fonte - http://gattiditalia.it
1530 Visualizações

 

Veja também:

burmese
Burmese
001_2gato-american-wirehair-5
American Wirehair

Comentários