Don Sphynx

don_sphynx
Don Sphynx

Don Sphynx

Adoráveis mutantes.

Conhecidos igualmente como Donskoy ou Russian Hairless, estes exóticos gatos russos tem muito a ver com os Sphynks de origem canadense, mas possuem um pool genético diferente.

O primeiro exemplar da raça foi encontrado nas ruas de Rostov-na-Donu, cidade localizada ao sul da Rússia nas margens do rio Don, em 1987.

A gatinha, que se chamava Varvara, apresentava falhas em todo o pelo. Descobrindo que o gen responsável pela alopecia nos Don Sphynx era dominante, foi muito fácil fixar a mutação, ao contrário do que aconteceu nos Sphynx em que o gen era recessivo.

Esta raça possui diferentes tipos de pelagem: o Bald (ou Hairless) é um gato que já nasce sem pelos e permanece assim a vida toda; já o Flocked aparenta não ter pelos, mas possui uma fina e curta pelagem e a textura lembra o “chamois”, aveludada; o Velour nasce com áreas sem pelos na cabeça e no corpo tem uma fina pelagem ondulada, que desaparece no primeiro ano de vida; o Brush nasce com pelagem ondulada e áspera no corpo e possui áreas sem pelo na cabeça e pescoço.

São gatos dóceis, extremamente companheiros e brincalhões.

Precisam de banhos frequentes por conta da oleosidade da pele. As orelhas devem ser limpas semanalmente e as unhas devem ser aparadas, para evitar que se machuquem.

Precisam evitar o sol entre 10h00 e 15h00 e utilizar protetor solar.

Como todos os gatos, são dorminhocos, especialmente no inverno.

No inverno, nos dias mais frios, devem ser protegidos com cobertores e roupinhas.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Rússia

Pelagem:Curto

Atividade Física:Alta

Miado:Mia pouco

Cuidados:Requer poucos cuidados

Filhotes:4 a 6 filhotes

Convivência:Ótimo convívio

Peso:2,5 a 5 kg

Texto: fonte - Revista Pulo do Gato - Editora Top.Co.Imagem: fonte - freewebs.com / aleqt.com
908 Visualizações

 

Veja também:

golden
Golden
egyptian_mau
Egyptian Mau

Comentários