Afghan Hound

afghan_hound
Afghan Hound

A origem dessa antiga raça é um mistério. Sabe-se apenas que surgiu nas montanhas do Afeganistão, onde era muito utilizada para auxiliar na caça e pastoreio.

Sua exportação foi proibida durante muito tempo, tanto que a primeira aparição desse cão na Europa ocorreu no século XIX, quando foi levado por soldados britânicos que retornavam das guerras Afegãs.

Dos tempos antigos até hoje, o Afghan pouco mudou em suas características marcantes, como sua adaptação a qualquer tipo de temperatura-isso porque, além de invernos gelados, o Afeganistão possui verões muito quentes. A elegância e a beleza da raça fizeram com que sua criação fosse muito difundida em vários países do mundo.

O Afghan ficou conhecido também devido á sua afetuosidade com os donos. Apesar de ter um olhar indiferente e sempre distante, é digno, corajoso e muito determinado.

Dotado de excelente visão e grande velocidade, o Afghan é o cão mais indicado na caça a leopardos e na perseguição a gazelas e coelhos selvagens. Quando criado como companhia, merece atenção especial porque pode fugir em disparada durante qualquer distração do dono.

Também chamado de Galgo Afegão, o Afghan nem sempre teve essa linda e longa pelagem. Nos últimos 60 anos, criadores apostaram numa seleção criteriosa para desenvolver cães com enorme e sedosa pelagem, o que confere um visual sem igual aos exemplares quando estão em movimento.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Afeganistão

Utilização:Corrida

Tamanho:68 a 74 cm para machos e 63 a 69 cm para fêmeas

Peso:23 a 28 quilos.

Aspectos Gerais:Porte altivo, forte e ágil, apresentando muita dignidade e nobreza tendo um olhar distante e aristocrático.

Pelagem:Compacta, sedosa, longa, de textura fina e cobrindo todo o corpo. Apresenta um topete de pelagem sedosa no lato da cabeça. Todas as cores são permitidas, desde as sólidas até em combinações de duas ou três, mas a presença de marcas brancas, especialmente na cabeça, não é desejável.

Longevidade:12 a 14 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Afetuoso, imponente, digno e fiel.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
327 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
american_pit_bull_terrier
American Pit Bull Terrier

Comentários