Aïdi

Aidi
Aïdi

Raça provavelmente autóctone de uma localidade marroquina do Saara. O Cão Aidi, ou Cão do Atlas, existe desde tempos imemoriais nas montanhas e nos platôs do norte da África. Hoje ele pode ser encontrado em grande número nas montanhas do Atlas do Marrocos, o país que detém o padrão da raça.

O Aidi está estreitamente relacionado com as populações de pastores semi-nômades das regiões montanhosas e tem nitidamente o papel de defender as tendas e pertences de seus donos tanto quanto proteger os rebanhos do possível ataque de predadores selvagens.

Fiel, carinhoso, dócil e muito protetor de sua família. Alerta, corajoso e confiável na presença de perigo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Marrocos

Utilização:Guarda e cão de proteção

Tamanho:entre 52 e 62 cm.

Peso:23 a 25kg

Aspectos Gerais:Compacto, audacioso, notável por sua potência e mobilidade, bem musculado, resistente, fortemente construído sem ser desajeitado, possuindo uma espessa e cerrada pelagem que o protege tanto do calor quanto do frio das montanhas nativas. Essa lã fornece uma armadura protetora nas lutas que o Atlas tem que empreender contra chacais e outros predadores. Ele possui um olhar indiscutivelmente penetrante, fixo, atento, sempre pronto a cumprir seu papel de guardião. Em algumas regiões do Marrocos é costume amputar as orelhas e mesmo a cauda dos cães de trabalho.

Pelagem:Pelo grosso, preferencialmente áspero, comprimento médio, cerca de 6 cm ou mais, na face e orelhas onde é curto e mais refinado. No pescoço e sob a garganta, forma uma juba especialmente nos machos. Os culotes e cauda são revestidos com pelos muito longos e bem fartos. Cores: Fulvo, Marrom e Preto.

Longevidade:Cerca de 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Muito confiável, afeiçoado e dócil com seu dono e membros da família

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - InternetImagem: fonte - http://petmag.com.br/
362 Visualizações

 

Veja também:

azawakh
Azawakh
Akbash
Akbash

Comentários