Airedale Terrier

airedale_terrier
Airedale Terrier

O maior dos terriers, o Airedale foi desenvolvido no século passado, na região do rio Aire, em Yorkshire, na Inglaterra.

O objetivo era obter um cão próprio para caça de ratos e outros pequenos animais, especialmente nútrias (roedor típico da região), nos campos, tocas e pântanos.

A pelagem densa e à prova d água, em combinação com a enorme agilidade, olfato muito aguçado, atenção e coragem, torna a raça excelente para o trabalho e caça de animais de grande porte, como javalis e ursos.

Os primeiros exemplares foram resultados de cruzamento entre Working Terrier (um cão comum na região) com o Otterhound (raça de excelentes nadadores e caçadores de roedores).

Tem o temperamento típico dos terriers, se mostrando inquieto, bastante atento, arisco com desconhecidos e devotado ao dono.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Caça e companhia

Tamanho:58 a 61 cm para machos e 56 a 59 cm fêmeas.

Peso: Em torno de 20 quilos

Aspectos Gerais:Na aparência geral é bem proporcionado e simétrico, mostrando força e agilidade, particularmente nos membros posteriores , muito musculosos e com forte angulação, o que lhe confere potência nos arranques.

Pelagem:O pelo é duro, denso e de arame, não tão longo.Deitado reto e fechado, cobrindo o corpo e as pernas.O pelo de cobertura é duro, de arame e rígido, enquanto o subpelo é mais curto e macio.Os pelos mais duros são encaracolados, ou apenas ligeiramente ondulados. A pelagem crespa ou macia é altamente indesejável. A parte superior do tronco( sela) é preta ou grisalha, assim como o topo do pescoço e da superfície de cauda.Todas as outras partes são marrons. Frequentemente, as orelhas são da cor marrom escura, e um sombreado pode ocorrer em torno do pescoço e nas laterais do crânio.Alguns pelos brancos entre os membros dianteiros são aceitáveis.

Longevidade:10 A 12 Anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:Inteligente, corajoso, inquieto, atento, devotado ao dono e arisco com desconhecidos.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.completedogsguide.com
411 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
american_pit_bull_terrier
American Pit Bull Terrier

Comentários