American Staffordshire Terrier

american_staffordshire_terrier
American Staffordshire Terrier

Desenvolvida em meados do século 19, na Inglaterra, a raça tem como descendentes os antigos Buldogues Ingleses e os Terriers.

Criada com a intenção de ser imbatível nas rinhas contra touros e outros cães, muito comuns naquela época, recebeu diferentes nomes até ser oficialmente reconhecida. Inicialmente os exemplares foram chamados por Bull-and-Terrier (Meio-a Meio), Pit Dog e até Pit Bull Terrier.

Aproximadamente em 1870, alguns desses cães foram levados para os Estados Unidos, onde foi desenvolvido um tipo mais pesado do que o Staffordshire Bull Terrier. Lá, ganhou também um novo nome. American Bull Terrier e mais, tarde,Yankee Terrier.

Em 1936, os exemplares começaram a ser registrados American Kennel Clube (AKC). Apenas, em 1972, o nome foi revisado e os cães foram rebatizados de American Staffordshire Terrier.

Pouquíssimos exemplares guardam ainda as características de combate devido aos sistemáticos cruzamentos que visaram adequar o comportamento da raça para as exposições.

O American Staffordshire é um cão ativo, inteligente, apegado ao dono e dócil com as pessoas da casa.Se bem adestrado, pode exercer a função de guarda com bastante desenvoltura e conviver pacificamente com outros cães. Mas é preciso criá-los em áreas grandes para que possa se exercitar e extravasar toda a sua energia.

Força e Agilidade: Devido á força e valentia, comuns na raça, este cão foi usado durante muito tempo em rinhas e até hoje há muitas polêmicas em relação a isso. Mas, ao contrário do que se prega, ele tem inúmeras qualidades, quando criado com responsabilidade.

Apesar de a tendência comercial apontar para cães mais robustos, o American Sttafordshire Terrier deve ter uma movimentação leve e típica de cães ágeis, pois está inserido no grupo dos Terriers.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:EUA

Utilização:Companhia

Tamanho:46 a 48 cm para machos e 43 a 46 para fêmeas.

Peso:Proporcional ao tamanho

Aspectos Gerais:Porte médio, compacto, mas com muita força para seu tamanho, musculoso, ágil e profundamente ligado a tudo que o cerca.

Pelagem:Curta, cerrada, dura ao toque e brilhante, sendo que qualquer cor sólida,particolor ou malhada é permitida.É indesejável o preto, o castanho, o fígado, o branco puro ou com mais de 80% de branco.

Longevidade:10 A 12 Anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Inteligente, atencioso, excelente protetor e devoto ao dono.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
925 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
american_pit_bull_terrier
American Pit Bull Terrier

Comentários