Australian Cattle Dog

australian_cattle_dog
Australian Cattle Dog

Originário da Austrália, o Boiadeiro Australiano – como também é chamado – foi desenvolvido a partir de cruzamentos do Dingo (Lobo Australiano) com cães domésticos tipo Dálmata e Kelpie Australiano.

O resultado foi um cão forte, massudo e extremamente resistente, ideal para desenvolver a função de boiadeiro, tarefa que realiza muito bem, sendo capaz de conduzir o rebanho por longas distâncias.

O Australian é um animal compacto, ágil e com capacidade excepcional para o trabalho de pastoreio.

Foi muito utilizado em seu país de origem para conduzir rebanhos em longas e perigosas jornadas até o mercado, é de rara inteligência, alerta, corajoso, atento e confiável.

Tem a marcante característica de trabalhar em silêncio para não estressar o rebanho, sabendo distinguir e punir os animais que causam problemas. Seu instinto protetor e sua lealdade o tornaram um guardião nato dos fazendeiros, seus rebanhos e da propriedade.

CÃO DE GRANDES PROPRIEDADES

Trata-se de uma raça muito ativa, que precisa gastar energia o dia todo. Portanto é ideal para pessoas que tenham espaço suficiente na propriedade, ainda que o exemplar não seja voltado a desempenhar e função de boiadeiro.

A pelagem curta e densa do Australian Cattle Dog é diferente de todas as outras raças existentes, sendo muito resistente à chuva. Esse cão é também conhecido como Blue Heeler (azul) ou Red Heeler (vermelho).

Um fato que tem chamado atenção dos criadores no Brasil, em que a raça vem conquistando seu espaço, principalmente, entre os apreciadores de esporte rurais, é a longevidade: os exemplares chegam a viver cerca de 26 anos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Austrália

Utilização:Boiadeiro

Tamanho:43 a 48 cm para fêmeas e 46 a 51 cm para machos

Peso:16 a 20

Aspectos Gerais:Porte médio, musculatura denotando agilidade, força e resistência

Pelagem:Dupla com subpelo curto e denso e o pelo reto, duro e assentado e bem resistente à chuva. Na linha inferior do corpo, é mais longa e forma uma franja próximo à coxa.

Longevidade:em média, 26 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Inteligente, protetor e confiável.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.eurooscar.com
905 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
american_pit_bull_terrier
American Pit Bull Terrier

Comentários