Australian Shepperd

australian_shepperd
Australian Shepperd

A teoria mais aceita sobre a origem da raça é que ela tenha se desenvolvido no oeste dos Estados Unidos, no início do século XIX, com a mistura dos velhos cães ingleses, os Collies, e cães brancos trazidos da Espanha através da Austrália com os rebanhos.

Inicialmente estes cães trabalhavam apenas em ranchos e fazendas. Hoje além de continuarem a realizar suas tarefas pastoreiras, adaptaram-se facilmente a outras tarefas como busca e resgate, farejamento de drogas, obediência, Agility, assistência hospitalar, condução de cegos, além de serem excelentes cães de companhia.

O Australian Shepperd ou Aussie como é carinhosamente chamado, é um cão de grande versatilidade, podendo ser utilizado, também em serviços humanitários: é um excelente guia para cegos, farejador de drogas, cão de busca, resgate, além de poder ser usado em terapias e no auxílio de deficientes auditivos.

Ligados aos Donos: São cães muito inteligentes, facilmente treináveis e extremamente leais ao dono. No entanto, o Australian Shepperd não deve ser deixado sozinho, pois o isolamento lhes altera o caráter, podendo ter conseqüências desastrosas.

Reservados com estranhos e altamente territoriais, cuidam dos bens de seu dono e de sua família. Quando criados com crianças, são excelentes companheiros para brincar.

Sua pelagem é fácil de se manter limpa e deve ser escovada semanalmente. Os banhos não precisam ter essa freqüência, mas requer atenção especial para a secagem ou dos cuidados de um profissional.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:EUA

Utilização:Cão de trabalho, esporte e companhia

Tamanho:46 a 59 cm (18 a 21 polegadas para fêmeas e 20 a 23 polegadas par machos).

Peso:23 a 30

Aspectos Gerais:porte médio, mais longo que alto (retangular, não quadrado), musculoso e atlético. Sua estrutura é moderada e é extremamente ágil e veloz.

Pelagem:Textura média, lisa ou levemente ondulada e de comprimento mediano. As cores aceitas são preta, azul-merle, vermelha e vermelho- merle, com ou sem manchas brancas e ou manchas cor de cobre

Longevidade:de 12 a 15 anos

Agressividade:Média. Altamente cuidadoso com seus donos e seus pertences.

Área de Criação:Média

Temperamento:enérgico, inteligente, altamente treinável, carinhoso e brincalhão.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
277 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
american_pit_bull_terrier
American Pit Bull Terrier

Comentários