Azawakh

azawakh
Azawakh

Este cão é provavelmente originário do Oriente Médio. Ele tem vivido por milhares de anos com populações de criadores nômades, descendentes dos bárbaros, os Tuaregues e seus vassalos, que migraram da Ásia para o sudeste do Saara (chamados de Sahel). Por viver com criadores de gado, sua função sempre foi proteger o rebanho e a população da comunidade e dos acampamentos. Ele rosna e uiva para avisar a chegada de intrusos e os prevenir para que não os aproximem e se insistirem, o Azawakh os ataca e os expulsam.Também conhecido como Sahel Hound, é um companheiro de caça, principalmente no que se refere a perseguir gazelas. Eles caçam em bandos revezando-se para cansar sua presa e quando a alcançam, a derruba pela garupa.

Sua postura inspira admiração e esplendor. Costuma manter-se distante de estranhos, podendo tornar-se agressivo se preciso, lembrando-se instintivamente de que o acampamento e o gado estão sob sua guarda. Ele sempre se mantém independente, reservado e atento.

Deve ser criado de forma que possa se exercitar com corridas diárias.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Mali

Utilização:Caça e faro

Tamanho:Entre 64 a 74 cm

Peso:Entre 20 e 25kg

Aspectos Gerais:Particulamente pernalta e elegante, o lebrel Azawakh confere a impressão geral extremamente refinada. Sua ossatura e musculatura são reveladasatravés da fina e magra pele. Apresenta como um cão raçudo cujo o contorno do tronco esta inserida baixa, longa, fina, magra e afinando. É revestida com o mesmo tipo de pêlos como o do tronco e possui um pincel branco na extremidade. É portada pendente com a extremidade levantando ligeiramente, mas quando o cão está excitado pode ser portada acima da horizontal.

Pelagem:Pelos curtos, finos, assentados e no ventre sem pelos. A cor é fulvo com manchinhas limitadas ás extremidades. Todas as nuanças são admitidas do sable ao fulvo-escuro. A cabeça pode ou não ter uma mascara preta e uma linha é muito inconstante. A pelagem tem uma mancha branca no peito e um pincel branco na ponta da cauda. Cada uma das quatro patas tem que ter compulsoriamente uma meia branca, no mínimo, em sombra de traço nas patas. O tigrado é aceito.

Longevidade:12 a 15 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Veloz, alerta, distante, reservado com estranhos e podendo até ser difícil aproximação, mas pode ser gentil e afetuoso com a queles que esta disposto a aceitar.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuario Cães - 2012Imagem: fonte - http://dogbreedpictures.blogspot.com.br
706 Visualizações

 

Veja também:

american_bully
American Bully
Aidi
Aïdi

Comentários