Basset Artesiano Normando

basset_artesiano_normando
Basset Artesiano Normando

Dois tipos distintos desses cães existiam no final do século XIX. Um deles era criado pelo Conde Le Couteulx de Canteleu e se caracterizava pela ossatura mais pesada, cabeça não tão delicada, orelhas pequenas e membros anteriores mais retos, chamado de Atrois. O outro tipo, criado por Louis Lane, tinha a cabeça mais nobre, orelhas longas e membros anteriores curtos e curvados denominado Normandos.

Alguns criadores utilizaram o melhor cruzamento desses dois tipos para obter o melhor delas em um único cão. Com o primeiro padrão da raça elaborada em 1898, os cães da época tinham as características dos dois tipos.

Somente em 1924 adotou-se o nome de Basset Artesiano Normando, referindo-se tanto á raça quanto ao clube.

Não é um cão de movimentos rápidos, porém, é barulhento e ordenado.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Caça

Tamanho:Entre 30 e 36cm

Peso:De 15 a 20Kg

Aspectos Gerais:Cão longo em relação a sua altura, bem balanceado, compacto, sua cabeça lembra a nobreza do grande cão Normando. Cauda mais para longa, forte na raiz e estreitando-se progressivamente. Em repouso, a ponta da cauda deve atingir o solo. Portada em sabre, mais não caindo sobre o dorso e sua extremidade não deve ser em forma de penacho. Com relação a isto é absolutamente proibido modificar o aspecto da cauda dos cães expostos.

Pelagem:Pelo raso, curto e fechado sem ser muito fino. As cores são fulvo mantado de preto e branco (tricolor) ou fulvo e branco (bicolor). Nos cães tricolores, a cabeça deverá ser largamente coberta, de fulvo avermelhado e conversar um círculo de pelos mais escuros sobre cada têmpora. O manto (ou as manchas que existem sobre a extensão de cores diferentes) será composto de pelos pretos ou rajados (alcançando assim as qualidades anteriores de "pelo de lebre" ou "pelo de texugo").

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:De olfato muito bom e tenaz para seguir rastros, com magnífico latido, permite ao caçador aproveitar suas pistas sem ter que avançar com excessiva rapidez. Temperamento alegre e de natureza afetuosa.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2012 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://guiadasracas.blogspot.com.br
757 Visualizações

 

Veja também:

buldogue_serrano
Buldogue Serrano
braco_hungaro_de_pelo_duro
Braco Húngaro de Pelo Duro

Comentários