Basset Fulvo da Bretanha

basset_fulvo_da_bretanha
Basset Fulvo da Bretanha

O Griffon Fulvo da Bretanha é o cão que deu origem a este pequeno Basset criado em meados do século XIX, a partir do cruzamento da versão grande do Griffon Fulvo da Bretanha com hounds de pernas curtas da região da Vendeia, que eram usados para caça de pequenos animais.

Inicialmente, os Bassets da Bretanha caçavam em grupo de quatro cães, perseguindo presas como coelhos, lebres e porcos selvagens.

Sua peculiaridade é caçar tanto farejando, seguindo a pista, como levantando a presa para que o caçador possa atingi-la om um tiro.

Atualmente, é mais comum encontrar esses cães caçando individualmente ou com um único parceiro.

Muito popular no século XIX na sua região de origem, ganhou uma reputação nacional no curso dos últimos 30 anos.

Sua atitude excepcional para a caça o permitiu ser vencedor de vários troféus nas Copas Francesas de caça ao coelho, tornando a raça muito popular. Os exemplares da raça são inteligentes, amistosos, valentes e bastante ativos.

Convivem bem com outros animais de estimação e se mostram afetivos com crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:faro e caça.

Tamanho:32 a 38 cm (tolerância de 2 cm para exemplares excepcionas).

Peso:Padrão não comenta

Aspectos Gerais:o Basset Fulvo da Bretanha é um cão pequeno, troncudo, vivaz, e rápido para seu tamanho . Ele é dotado de uma notável energia associada à excelente rusticidade, a cauda é portada ligeiramente em foice, de comprimento médio, grossa em sua base, frequentemente coberta com pelos espetados e afiada em direção à ponta. Em ação, a cauda é portada acima da linha do dorso e descreve movimentos laterais regulares.

Pelagem:possui pelo muito duro, seco, bastante curto, nunca lanoso ou encaracolado. A face não deve ser muito emaranhada. A cor é fulvo, desde o trigo dourado até o vermelho tijolo. Alguns pelos escuros dispersos ao nível do dorso e nas orelhas são toleradas.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:são cães de caça apaixonados, mas também são excelentes companheiros para o homem, sociáveis, afetuosos e equilibrados. Eles se adaptam facilmente aos vários terrenos de trabalho, mesmo os mais difíceis, e a todos os tipos de caça. Durante a caça eles se revelam corajosos, ardilosos e obstinados, o que os tornam muito eficazes.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2011 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://thecompletestoryofvernon.com/
490 Visualizações

 

Veja também:

boston_terrier
Boston Terrier
buldogue_serrano
Buldogue Serrano

Comentários