Bedlington Terrier

bedlington_terrier
Bedlington Terrier

Originário das colinas de Hannhs, onde era conhecido como Rothbury Terrier, esta cão era utilizado por fazendeiros que gostavam de praticar o esporte da caça com terriers.

Apesar da aparência de cordeiro, o Bedlington é bom de briga. Em 1820, Mr. Joseph Ainsley, morador de Bedlington (Inglaterra) adquiriu uma cadela de nome “”Coates Phoebe””.

Cinco nos mais tarde ela foi acasalada com um macho chamado “Andersonʼs Piper” e o resultado desta união foi o cão “Ainsleyʼs Piper”, considerado o primeiro exemplar a ser chamado de Bedlington Terrier, em função do nome da colônia. Aos oito meses de idade, Piper já caçava texugos, raposas e lontras.

Com a formação do clube da raça, em 1877, alguns criadores se dedicaram ao melhoramento da raça. Inicialmente, foram promovidas rinhas entre os cães da raça, em que os exemplares combatiam até a morte. Mas, felizmente, com a proibição desses combates, a raça continuou a desenvolver a caça como principal função.

Aos poucos, este cão caiu nas graças da elite européia, se transformando também num excelente companheiro, fiel e carinhoso com seus donos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Caça e companhia

Tamanho:38 a 41 cm

Peso:8,2 a 10,4 quilos

Aspectos Gerais:É ágil, musculoso e elegante. Seu dorso é arqueado na região lombar. A cabeça é cuneiforme, estreita, profunda e arredondada com o focinho mais longo que o crânio.

Pelagem:É uma mistura de pelos macios e duros, não assentados. É áspera ao toque com tendência a cachear, principalmente na cabeça e na região das faces. Ele deve ser tosado e o pelo deve ficar com no máximo 2,5 cm e na cabeça e patas os pelos ficam mais longos. Sua cor é fígado, areia azul, com ou sem marcação castanho.

Longevidade:10 A 12 Anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Companheiro, fiel e amável.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
280 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
boston_terrier
Boston Terrier

Comentários