Bichon Bolonhês

bichon_bolonhes
Bichon Bolonhês

A raça descende dos Malteses e Bichon Frisé e surgiu por volta dos séculos XII e XIII, na Bolonha, região norte da Itália.

Quase não há dados históricos que revelam detalhes sobre a origem deste pequeno e gracioso cãozinho de luxo. O que se sabe é que a raça era muito apreciada entre os aristocratas da Itália Renascentista. Em 1668, Cosme de Médicis enviou à Bélgica oito pequenos cães bolonheses.

Encarregado pelos exemplares, o coronel Alamanni os ofereceu a algum diplomata de Bruxelas, já que o valor destes cães naqueles tempos era um presente refinado e de bom gosto. Alguns poucos exemplares da raça foram também levados à Inglaterra, através das Ilhas Canárias.

Hoje, são poucos os exemplares no mundo, embora os criadores europeus tenham se esforçado para tornar a raça mais popular. O Bichon Bolonhês é um cão que vive bem em apartamento, já que é pequeno e bastante ligado ao dono.

Apresenta ainda um bom temperamento. É inteligente, ativo e convive bem com crianças e outros animais. Com estranhos costuma ser um tanto reservado, mas nunca agressivo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Companhia.

Tamanho:27 a 30 cm para machos e 25 a 28 cm para fêmeas.

Peso:2,5 a 4 quilos.

Aspectos Gerais:É im cão de pequeno porte, bem musculoso, compacto. A bela pelagem encobre todo o corpo. As orelhas são longas, predentes e separadas, fazendo com que a cabeça pareça ser mais larga do que é. A cauda é portada curvada sobre o dorso.

Pelagem:Apresenta pelos longos, preferencialmente rebeldes, não assentados e em tufos, jamais formando franjas. A cor é branca.

Longevidade:14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:É um cão inteligente, amistoso e muito apegado aos donos. Convive bem com crianças e outros cães.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.flickr.com/photos/agata4you
311 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
boerboel
Boerboel

Comentários