Bichon Havanês

bichon_havanes
Bichon Havanês

Todos os Bichons, inclusive o Havanês, descendem da mesma linha de sangue que produziu cães como Barbet, o Spaniel dʼágua e o Poodle. É provável que a raça tenha se originado na Ilha de Malta.

Da família dos Bichons, o Havanês atual tem referências ancestrais muito antigas, que datam de 79 anos a.C., na região do Mediterrâneo.

Dados históricos revelam que alguns exemplares criados na Espanha e Itália foram levados a Cuba, onde se tornaram bem populares e passaram por melhoramentos através de cães de origem cubana. Transportados pelo mar até Cuba, os Bichons eram oferecidos como presentes às mulheres da alta sociedade.

Com seu comportamento ativo e vivaz, o Bichon Havanês é um excelente cão de companhia, se mostrando sempre alegre e extrovertido.

No Brasil, o primeiro Bichon Havanês chegou de Doetinchem, na Holanda, em 1997. Satisfeitos com as qualidades da raça, os proprietários do canil deram andamento a criação, importando em seguida um casal da Alemanha e uma fêmea de Cuba.

Uma característica marcante da raça é o interesse em aprender e obedecer aos comandos do dono.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Cuba

Utilização:Companhia.

Tamanho:21 a 29 cm.

Peso:3 a 5,5 quilos.

Aspectos Gerais:É um cão pequeno, forte, de membros curtos, e longa e bela pelagem que não deve ser tosada. A cauda é bem franjada e portada alta curvada sobre as costas. Seu andar é saltitante, o que acentua ainda mais o seu jeito feliz, altivo e vivaz.

Pelagem:É dupla e tanto o pelo como subpelosão macios. O pelo é bem longo e profuso variando do liso a encaracolado, sendo que o ondulado é o preferível. O comprimento do pelo em um animal adulto varia de 15 a 20 cm. É permitido trançar o pelo de cada lado da cabeça acima dos olhos. As cores podem ser todas, variando de puro branco até tons de creme, champanhe, dourado, preto, azul, prata, chocolate ou qualquer combinação dessas cores, incluindo particolores e tricolores.

Longevidade:14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:É um cão alegre, extrovertido e de fácil treino.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.flickr.com/photos/a_reneby
1191 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
bulldogue_frances
Bulldogue Francês

Comentários