Biewer Terrier

biewer
Biewer Terrier

Embora seja confundido muitas vezes com os populares Yorkshires, o Biewer Terrier é uma raça distinta, onde a principal diferença está no rígido padrão de cores e textura de pelagem. Originada na Alemanha, em 1984, a raça Biewer teve descendência direta dos Yorkies. Werner e Gertrude Biewer, na época criadores da raça Yorkshire Terrier, deram início a criação seletiva da nova raça a partir de um exemplar tricolor azul-aço, dourado e branco, chamado de Schneeflocken von Friedheck. Após alguns anos, foi estabelecido o primeiro padrão oficial para a raça, inicialmente denominada Biewer Yorkshire a la Pom Pon.

Até o ano 2000 a raça não tinha muita popularidade, mas, ao ser introduzida na América do Norte, passou a ser conhecida por todo o mundo. Atualmente já existem diversos clubes especializados e a raça está amplamente difundida, No Brasil, já existem canis especializados na criação do Biewer Terrier. Um cão charmoso, inteligente e tranquilo, ele se mostra sempre leal e dedicado aos donos.

Estável e sociável com os humanos e com outros cães, adapta-se perfeitamente a todos os estilos de vida.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Alemanha

Tamanho:padrão não comenta

Peso:até 3,6 quilos

Aspectos Gerais:Um elegante Terrier, o Biewer possui pelagem, tricolor e longa. Ela cai reta para ambos os lados, repartida por uma linha que se estende da trufa até a base da cauda. O dorso é plano, com a altura dos ombros igual à altura da garupa. Embora de aparência quadrada, o comprimento do corpo pode ser ligeiramente maior do que a altura na cernelha. A cauda é portada alta, com a ponta direcionada para o dorso e coberta por uma pelagem longa.

Pelagem:Possui pelagem longa e solta, fina com textura suave sedosa. O pelo é perfeitamente reto, sem subpelo, não devendo ser lanoso ou ondulado. As cores são:

  • branca, azul-aço-escuro e dourada ou
  • branca, preta e dourada.
Na cabeça, a cor pode ser:
  • branca, azul-aço-escuro e dourado;
  • branca, preto e dourado;
  • azul-aço-escuro/preto e dourado ou até mesmo
  • branco e dourado.
O branco na cabeça pode ser encontrado na região do queixo, na ponta do focinho, cana nasal ou até mesmo se estendendo por uma faixa mais ou menos larga, passando por entre os olhos (sulco frontal). O ideal é a distribuição das cores em boa simetria.
  • A coloração da pelagem do corpo deve ser azul-aço-escuro e branco ou preto e branco. A quantidade de cada cor é de preferência pessoal, sem padrões dominantes. Na pelagem do corpo não poderá haver qualquer mescla de pelos dourados ou castanhos.
  • Peito, barriga, pernas e ponta da cauda devem ser absolutamente brancas. O branco do peito deve vir até o pescoço, cobrindo o queixo.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão de temperamento alegre e divertido. Pode se mostrar travesso, mas geralmente é bastante obediente e companheiro leal.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2013 - Editora Minuano Imagem: fonte - http://www.wisdompanel.com/
638 Visualizações

 

Veja também:

braco_tiroles
Braco Tirolês
braco_de_auvergne
Braco de Auvergne

Comentários