Billy

billy
Billy

Criada na França, no século XIX, o Billy é o último descendente dos ʼCães Brancos do Reiʼ – grandes sabujos preferidos dos reis Francisco I a Luís XVI.

Seu nome é proveniente do Castelo de Billy localizado na região de Piotou. Foi lá que o Sr. Hubolt du Rivault deu início ao desenvolvimento da raça.

Os cães de sua matilha eram então denominados Cães do Alto Poitou. Através de cruzamentos de várias raças hoje desaparecidas como o Ceris, caçador de lebres e lobos, o Montemboeuf, caçador de javalis, e o Larye, de faro muito apurado, surgiu o Billy.

A raça foi definitivamente em 1886. Uma das raças mais representadas no conjunto de cães da matilha de caça grossa, este cão é resistente e de grande velocidade. É um cão de caça, em matilha ou com cavalos, notável, sobretudo para a caça do veado e ao cabrito-montês.

Quando não está em trabalho de caça, tende a entrar facilmente em conflito com outros cães. Uma de suas características marcantes é a voz melodiosa.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Faro

Tamanho:60 a 70 cm para machos e 58 a 62 cm para fêmeas.

Peso:entre 30 e 35 kg

Aspectos Gerais:é um cão bem construído, forte e leve, de membros anteriores um pouco mais poderosos que os posteriores. A cauda é longa, forte e, às vezes, levemente peluda.

Pelagem:o pelo é raso, duro ao toque e um pouco grosso. As cores são completamente branca ou branca-café com leite ou ainda branca com manchas ou manto laranja claro ou limão.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:os exemplares da raça são calmos e facilmente treináveis para obediência. Gostam de crianças, se apegam ao dono, mas não desempenham as funções de cão de guarda.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
237 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
boston_terrier
Boston Terrier

Comentários