Boiadeiro de Entlebuch

boiadeiro_de_entlebuch
Boiadeiro de Entlebuch

O Boiadeiro de Entlebuch é o menor das três raças de boideiros Suíços. É originário de Entlebuch, vale situada na região de Lucerne e de Berne.

Além de suas capacidades ancestrais de boiadeiro ativo e incansável, descobriu-se e colocou-se em evidência suas notáveis aptidões para cão de utilidade.

Ainda hoje, o efetivo permanece modesto, porém este cão tricolor, de aspecto atraente encontrou seus admiradores e desfruta de uma crescente popularidade como cão de família.

Muito territoriais, são protetores, mas nunca agressivos.

Trabalhadores obedientes, amam o que fazem, sendo, além de boa companhia, muito amigáveis com as pessoas e outros cães, e ainda de fácil manutenção, mas têm uma certa tendência à obesidade.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Suíça

Utilização:Cão de conduzir gado, de pastoreio, de guarda e de fazenda. Hoje também é um versátil cão de trabalho e agradável cão de família.

Tamanho:44 até 52 cm para machos e 42 até 50 cm para fêmeas

Peso:23 a 30 quilos

Aspectos Gerais:Cão compacto, de tamanho médio, de forma ligeiramente alongada, tricolor como todos os boiadeiros suíços, muito ágil e ativo. Sua expressão é alerta, inteligente e doce.

Pelagem:Pelagem dupla (Stockhaar). Pelo de cobertura curto, bem assentado, duro e brilhante. Subpelo denso. Pelo ligeiramente ondulado na cernelha ou sobre o dorso é tolerado, mas não desejado.

Longevidade:11 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:Vivo, temperamental, seguro de si, sem medo; gentil e fiel a pessoas conhecidas., ligeiramente desconfiado com estranhos. Cão de guarda incorruptível; alegre e receptivo.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
403 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
boston_terrier
Boston Terrier

Comentários