Border Collie

border_collie
Border Collie

Nomeado o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie reúne uma série de boas qualidades: é ágil, incansável, afetivo com os donos, atleta e pastor nato.

Sua origem é antiga: trabalhos gravados em madeira e datados de antes de 1800 mostram cães que lembram o Border Collie atual. Sabe-se porém, que os ancestrais do Border Collie tiveram origem na fronteira entre a Inglaterra e Escócia.

Em 1876, R.J. Lloyd Price testou a habilidade de trabalho dos Borders. De 100 ovelhas levadas a um Palácio em Londres, três foram separadas do rebanho e levadas a uma área remota de um parque, mas os espertos Borders trouxeram-nas de volta, com a orientação de seus donos.

É ainda, um animal capaz de atuar de forma independente no rebanho, já que possui um instinto nato para a apartação. Admirado pela maneira peculiar de trabalho o Border costuma deitar-se ao redor do rebanho, olhando-o fixamente e cercando-o constantemente para evitar fugas.

Esse comportamento alerta e responsável remete à astúcia dos lobos durante a caça. Sempre pronto para o trabalho, ele segue comandos mesmo distante, sejam com o apito, assovio ou palavras.

No Brasil, a raça já está bem difundida, além da criação em fazendas de gado, é uma das preferidas para a prática do Agility, esporte que consiste em fazer com que o cão percorra um circuito de obstáculos.

Nos últimos anos, têm chegado ao país Border Collies não só com aptidão para o Agility, mas também destinados a exposições de beleza, provando cada vez mais a versatilidade da raça, que é utilizada para companhia e pastoreio.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Pastoreio

Tamanho:53 cm, as fêmeas podem ser ligeiramente menores.

Peso:14 a 22

Aspectos Gerais:porte médio, bem proporcionado, de aparência atlética, apresentando graça, habilidade e resistência.

Pelagem:duas pelagens e ambas densas, de textura média, subpelo macio e denso que os protege contra intempéries. A cor pode variar, desde que a branca não seja predominante. A mais comum é a preta com colar, meias (parte inferior dos membros) e ponta da cauda brancas.

Longevidade:12 a 14 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:inteligente, responsável, alerta e dócil.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
928 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
boston_terrier
Boston Terrier

Comentários