Borzoi

borzoi
Borzoi

De porte elegante e aristocrático, este cão tem sido utilizado na Rússia para a caça de lobos, lebres e outros aniamis desde o século 17, perseguindo, capturando e imobilizando-os até a chegada dos cavaleiros.

O Borzoi é um cão ágil, elegante, inteligente e muito afetuoso.

Foi provavelmente desenvolvido a partir de Greyhounds importados da Arábia por um duque russo, que foram cruzados com um cão nativo semelhante ao Collie.

Nos últimos 100 anos, ele quase não passou por mudanças em suas características. Em função das guerras ocorridas no século 18, a raça quase foi extinta. Por sorte Mr. Joseph B. Thomas conseguiu importar diretamente da Rússia, dos canis Perchina (do grande Duque Nicholas of Romanoff) e Woronzova (do Sr.Arten Balderott) o tipo antigo que os interessados na criação procuravam.

O nome do Borzoi tem origem na palavra russa que significa "rápido". Ao contrário da maioria dos cães, que usa o faro para rastrear, o Borzoi usa a visão como principal sentido.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Rússia

Utilização:Caça e corrida

Tamanho:75 a 85 cm para machos e 68 a 78 cm para fêmeas

Peso:30 a 48 quilos

Aspectos Gerais:Na aparência geral, a incontestável nobreza é aliada á elegância dos movimentos e expressão de agilidade.

Pelagem:Apresenta pelo sedoso, macio e flexível, ondulado ou formando cachos curtos, mas nunca cachos apertados pequenos. Na cabeça, nas orelhas e nos membros, o pelo é acetinado( sedoso, porém mais pesado), curto e bem assentado. No corpo, o pelo é bastante longo e ondulado; nas regiões das escápulas e da garupa, ele forma cachos mais finos;nas costelas e coxas, o pelo é mais curto, os pelos que formam as franjas, os culotes e o penacho da cauda são mais longos. O pelo do pescoço é denso e abundante. Todas as conbinações de cores são aceitas, mas nunca com azul, marrom (chocolate) e nenhuma derivação dessas cores. Todas as cores podem ser sólidas ou manchadas. As franjas, os culotes e o penacho da cauda são consideravelmente mais claros do que fundo. Para as cores encarvoadas, a máscara preta é típica.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:fiel,afetuoso e atencioso com crianças.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
261 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
bulldogue_frances
Bulldogue Francês

Comentários