Braco de Bourbonnais

braco_de_bourbonnais
Braco de Bourbonnais

Descendente de raças nativas de cães de aponte da região central da França, o Braco de Bourbonnais é um cão antigo, conhecido desde 1598.

Em 1925, Dr. Léger Rigondet fundou o primeiro clube de Braque du Bourbonnais, que definiu o padrão da raça. Mas após a Segunda Guerra Mundial, a raça praticamente desapareceu.

Somente no final da década de 1960 um grupo de criadores decidiu resgatar a raça.

O exemplar Pirro, nascido em 1968, da criação de Michael Comte, é até hoje o cão mais importante na genealogia de todos os atuais Bourbonnais.

Em 1985, a criação nacional foi definitivamente retomada e a raça pode ser salva, com a fundação da Sociedade Canina de Bourbonnais.

A partir daí, exemplares foram exportados para diversos países como Alemanha, Itália, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Holanda, Marrocos, Angola, Canadá, e especialmente os EUA.

Quando criado com a família, se mostra sempre gentil e controlado, especialmente com crianças e outros animais.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Tamanho:51 cm a 57 cm para machos e 48 cm a 55 cm para fêmeas.

Peso:padrão não comenta

Aspectos Gerais:

Cão de pelo Curto, mediolíneo com tendência a brevilíneo, robusto, compacto e musculoso, de formato médio, ele dá uma impressão de robustez e força, não excluindo uma certa elegância.

As fêmeas apresentam uma silhueta menos atarracada e mais elegante. Certos cães nascem anuros. Caso contrário, a cauda é cortada na base. Sua inserção é um pouco baixa. Nos países onde a caudectomia é proibida por lei, a cauda longa deve ser portada, quando estiver parado, abaixo da linha superior.

Pelagem:

O pelo é fino, denso e curto, um pouco mais grosso, às vezes, um pouco mais longo sobre o dorso. Sobre a cabeça e orelhas, deve ser mais fino e mais curto.

As manchas brancas são bem estendidas, finamente mosqueadas de marrom ou malhada de fulvo, com todas as suas variações. As orelhas apresentam, geralmente, a cor de base mais ou menos mosqueada.

A mistura dos pelos brancos e de cores é igualmente admitida, dando aspecto de um conjunto ruão. Na cabeça, assim como sobre o corpo, regiões coloridas são somente admitidas, se pouco numerosas e pouco extensas.

Longevidade:10 a 14 anos

Agressividade:Baixa

Temperamento:Em casa é doce e afetuoso. Na caça, sua paixão e sua inteligência lhe permitem adaptar-se facilmente aos terrenos e às caças mais variadas.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2013 - Editora Minuano
559 Visualizações

 

Veja também:

braco_de_auvergne
Braco de Auvergne
barbet
Barbet ou Cão d’Água Francês

Comentários