Braco Italiano

braco_italiano
Braco Italiano

Afrescos do século 14 já retratam esses cães de aponte. A raça é conhecida desde a Idade Média e foi muito difundida no período da Renascença, sendo apreciada pela nobreza da época, que tinha como hobby a caça de aves.

Chamado também de Pointer Italiano, é uma raça originária da Itália e sempre foi usado na caça de pássaros. Seu desenvolvimento se deu a partir de animais selecionados, principalmente na região norte da península.

Acredita-se que a variedade branco-e-laranja tenha se originado em Piemonte e a ruão-e-marrom na Lombardia. Na verdade, as pessoas conheciam e chamavam o cão branco-e-laranja de Pointer Piemontês e o ouro, de Pointer da Lombardia ou Lombardo. Ele foi difundido por pequenos criadores e os filhotes desses canis eram muito procurados por nobres e famílias reais.

Os cães da raça são resistentes e adequados a qualquer gênero da caça, além de serem excelentes para companhia. São sérios em seu trabalho, dóceis, inteligentes e com grande capacidade de aprendizado.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Caça de aponte.

Tamanho:55 e 67 cm.

Peso:25 a 40 quilos.

Aspectos Gerais:Porte médio para grande, robusto, aspecto vigoroso, musculatura forte, marcada e linhas bem definidas. A cabeça escultural e angulosa é uma das características da raça. As orelhas têm inserção baixa, são pedentes e bem compridas. A cauda é portada quase horizontalmente e é amputada de modo que fique em torno de 15 a 25 cm de comprimento.

Pelagem:É constituída por pelo curto, cerrado e brilhante. A cor deve ser: branca-e-laranja-branca, branca com manchas maiores ou menores da cor laranja ou âmbar, ruão-marrom, sendo desejáveis reflexos metálicos e o marrom de tonalidade quente.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Resistentes, dóceis, inteligentes e com grande capaciade de aprendizado.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://commons.wikimedia.org
246 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
boerboel
Boerboel

Comentários