Bulldogue Campeiro

bulldogue_campeiro
Bulldogue Campeiro

A raça era relativamente comum na região sul do BRASIL até o fim da década de 1960. Este cão teve sua origem a partir do antigo Bulldog Inglês, introduzido naquela área por imigrantes europeus, no século 19.

A função principal desse animal era acompanhar os tropeiros que levavam o gado das fazendas aos matadouros, pastoreando e agarrando o boi que se desgarrava.

Com o tempo, foi selecionado naturalmente, visando a funcionalidade. Isso porque os pequenos tinham dificuldade para percorrer grandes distâncias e segurar o boi. E os altos levavam desvantagens na precisão de movimentos, ficando vulneráveis ás investidas dos bois e perdendo o instinto de pegador. Ainda hoje é muito empregado em fazendas e matadouros do interior.

Mas, também é um excelente cão de guarda e companhia. Seu temperamento calmo e determinado faz dele um cão útil e de fácil manejo. É dócil com crianças, fiel com os donos e reservado com estranhos.

Apesar de ser proporcionalmente um pouco pesado, graças á sua força e agilidade consegue agarrar pelo focinho e dominar animais com mais de 400 quilos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Brasil

Utilização:Guarda e Pastoreio

Tamanho:48 a 58 cm

Peso:35 a 45 quilos

Aspectos Gerais:Porte médio, robusto, forte e rústico. Apresenta membros um pouco mais curtos, mas estruturados e com musculatura bem desenvolvida. A cabeça é grande, chata, com focinho ereto e mandibula inferior maior que a superior. As orelhas são pequenas , implantadas altas e pendentes ou voltadas para trás. A cauda, em geral, é curta e torta.

Pelagem:Curta, lisa e de textura média. A cor pode ser qualquer uma, sendo que a predominância é dourado ou tígrado, sólido ou com branco. Existem os totalmente pretos, e aqueles integralmente brancos (estes ruins para a lida ao sol)

Longevidade:10 a 13 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Aprende com facilidade, fiel, disposto e dócil com donos e crianças, ma reservado com adultos.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://images01.olx.com.br/ui/3/45/86/
672 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

bichon_havanes
Bichon Havanês
basset_fulvo_da_bretanha
Basset Fulvo da Bretanha

Comentários