Cão Barbado da Ilha Terceira

cao_barbado_da_ilha_terceira
Cão Barbado da Ilha Terceira

Não é por acaso que este cão possui o nome de Barbado: pois ele é todo coberto de pelos compridos e abundantes, que se salientam na mandíbula e queixo, e se assemelham à “barba”.

A raça provavelmente evoluiu de cães trazidos pelos povoadores a partir do século XV e que eram utilizados na recolha do gado bravo. Ao longo dos séculos seguintes, vários povos acompanhados pelos seus cães, em trânsito pelas ilhas, tiveram influência nas características do atual Barbado. Presente desde o povoamento da Ilha Terceira, nos Açores, o Barbado da Ilha Terceira, como este cão ficou conhecido, foi utilizado para auxiliar na lida com o gado, cuja função principal era acompanhar, conduzir e recolheras criações.

cao_barbado_da_ilha_terceira_aRústico e resistente, se acostumou a viver ao ar livre, sob a chuva e umidade. Com o tempo, os cães da raça também passaram a ser criados como guarda e companhia, já que são obedientes e criam fortes laços de afetividade com o dono. Em 1997, um grupo de admiradores da raça, liderado pelo Dr. Deocleciano Silva, fez o primeiro levantamento da população de Barbados na ilha, onde foram constatadas as características de homogeneidade da raça. Mas apenas em 2004, após um trabalho de estudo genético e biométrico dos exemplares da Ilha, feito pela então Associação Açoreana de criadores do Cão Barbado da Terceira, é que a raça foi reconhecida nacionalmente pelo Clube Português de Canicultura de Portugal e o seu padrão racial foi redigido.

Rústico e resistente, se acostumou a viver ao ar livre, sob a chuva e umidade.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Portugal

Utilização:Boiadeiro.

Tamanho:48 a 54 cm para fêmeas e 52 a 58 cm para machos.

Peso:21 a 26 quilos para fêmeas e 25 a 30 quilos para machos.

Aspectos Gerais:Cão rústico, com corpo forte e bem musculado, coberto de pelos compridos, abundantes e ondulados. A cauda tem implantação média a baixa. Em repouso, cai e encurva na parte inferior. Admitem-se anuros.

Pelagem:Comprida, farta, ligeiramente ondulada, nem lisa, nem encaracolada. Pelo forte, ligeiramente grosseiro, mas não áspero; bem farto na área mandibular, originando as barbas de onde lhe advém o nome.

Longevidade:13 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Adaptável a qualquer espaço.

Temperamento:Companheiro e fiel ao dono, moderado com estranhos, inteligente, de ensino fácil, alegre, meigo e voluntarioso.

Atividade Física:Intensa

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://superpesik.ru
1122 Visualizações

 

Veja também:

cao-de-canaa
Cão de Canaã
09_CaoDaSerraDeAires_LupusAlimentos
Cão da Serra de Aires

Comentários