Cão da Groenlândia

Cão da Groenlândia

É provável que a raça tenha se originado de cães que acompanhavam os povos da Sibéria há mais de 12 mil anos.
Estima-se que seja uma das raças mais antiga do mundo e usada pelos Esquimós para caça de focas no gelo e transporte.
Forte, rústico e resistente, o Cão da Groenlândia ainda hoje é utilizado como cão de trabalho, onde atua em grupo. Por este motivo, os exemplares da raça costumam ser independentes.

Quando criado com a família, se mostra bastante companheiro em passeios ao ar livre, é leal e afetivo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Groenlândia

Tamanho:acima de 60cm para machos e acima de 55cm para fêmeas

Peso:padrão não comenta

Aspectos Gerais:é um spitz polar muito forte, construído para a resistência e trabalhos extenuantes como cão de trenó sob as condições do Ártico. Alguma variação no tamanho é permitida, desde que a habilidade para o trabalho e harmonia não sejam afetadas. Possui cauda de inserção alta, grossa e densa. Portada em curva ou ligeiramente enrolada sobre o dorso.

Pelagem:apresenta duplo pelo, isto é, um subpelo macio e uma pelagem consistente e densa, reta, pelos rústicos sem ser encaracolados ou ondulados. Na cabeça e nos membros a pelagem é mais para curta, no tronco mais longa e mais abundante. O pelo é longo na linha inferior da cauda, dando à ela uma aparência frondosa. Qualquer cor sólida ou particolor é permitida, exceto os albinos que devem ser desqualificados.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Temperamento:as qualidades temperamentais predominantes no Cão da Groenlândia são a energia, força mental e coragem. É um apaixonado e incansável cão de trenó. Com pessoas e também os estranhos é amigável, e ao passo que, como cão de trenó, não está vinculado a uma pessoa em particular, e assim, não adequado como cão de guarda. Na caça às focas e ursos polares demostra um forte instinto de caça.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2013 - Editora Minuano Imagem: fonte - http://www.skk.se/
3146 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Cesky Fousek
Cão de Canaã

Comentários