Cão de Canaã

cao-de-canaa
Cão de Canaã

Natural da Terra de Canaã, este cão foi desenvolvido em Israel. É inegável que descenda dos cães utilizados por beduínos do deserto, onde eram mantidos como guardiões de acampamentos e rebanhos.

O trabalho de seleção e melhoramento da raça teve início na década de 1930, em Jerusalém, conduzido pela doutora Rudolphina Menzel. O resultado foi o desenvolvimento de  cães versáteis e inteligentes que, treinados para detectar minas, atuaram com sucesso no trabalho durante a Segunda Guerra Mundial.

O Cão de Canaã foi utilizado ainda como sentinela, mensageiro e, mais tarde, chegou a ser usado na função de guia para cegos.

Quando criado com a família, se mostra muito devoto e protetor, mantendo distância de estranhos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Israel

Tamanho:50 cm a 60 cm.

Peso:18 a 25 quilos

Aspectos Gerais:Cão de tamanho médio, bem balanceado, forte e quadrado, lembrando o tipo dos cães selvagens. Distinção muito evidente entre os sexos. A cauda é de implantação alta, em forma de escova grossa portada em curva sobre o dorso.

Pelagem:Densa, áspera e reta, seu comprimento é de curto para médio. Subpelo denso e profuso. A cor vai do areia ao marrom avermelhado, branco, preto, ou malhado, com ou sem máscara. Se houver máscara, ela deve ser simétrica. Máscara preta é permitida em todas as cores. Marcas brancas são permitidas em todas as cores: padrões de cor tipo "Boston Terrier" são comuns. Cães da cor cinza, tigrados, preto e castanho ou tricolor não são aceitáveis, as cores mais típicas da raça são as cores de areia do deserto, dourado, vermelho e creme.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Temperamento:É um cão alerta, de reações rápidas, desconfiado com estranhos, bastante defensivo sem ser naturalmente agressivo. Vigilante não apenas com o homem, mas também com outros animais. Extraordinariamente devotado e adaptável ao treinamento.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2013 - Editora Minuano Imagem: fonte - www.dogurbano.com.br/cao-de-canaa
560 Visualizações

 

Veja também:

cao_da_groenlandia
Cão da Groenlândia
Eurasier
Eurasier

Comentários