Cão do Barrocal Algarvio

cao-do-barrocal-algarvio2
Cão do Barrocal Algarvio

A origem do Cão Barrocal Algarvio aponta para os tempos faraônicos, no galgo egípcio – que foi difundido por toda bacia mediterrânica, por fenícios e berberes. É sabido que esses cães tiveram prosperidade entre os habitantes de Algarve, uma região mais a sul de Portugal, sobretudo na sub-região do Barrocal. Infelizmente, como aconteceu com outras raças portuguesas, o cão do Barrocal Algarvio quase foi extinto, principalmente pela forma indiscriminada de cruzamentos mal sucedidos desde os anos 1960, diminuindo em muito o número de exemplares que chegava aos 3,5 mil nos anos 50. Apesar disso, o Cão do Barrocal Algarvio resistiu e afirmou a sua raça.

cao_do_barrocal_algarvio_bAo longo dos anos, o homem do barrocal forjou um cão com temperamento próprio e perfeitamente adaptado e eficiente nos terrenos mais inóspitos, como é a sua região de origem.

A sub-região do Algarve, comprimida entre o Mar e a Serra, caracteriza-se pela existência de solos calcários, bastante pedregosos, sobretudo à medida que aumenta a altitude, apresentando afloramento rochosos onde o coelho bravo se prolifera.

O Cão do Barrocal Algarvio é um cão de caça por excelência que não despreza os novos desafios, especialmente quando se trata de caçar um coelho bravo entocado. É rápido, agressivo e um trabalhador incansável.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Portugal

Utilização:Caça.

Tamanho:40 a 50 cm para fêmeas e 45 a 55 cm para machos.

Peso:15 a 20 quilos para fêmeas e 20 a 25 quilos para machos.

Aspectos Gerais:Cão forte e rústico. Alegre, vivaz e não agressivo. A cauda é comprida, de pelo liso e comprido que, em alerta, forma uma bandeira, daí a designação de Cão Abandeirado.

Pelagem:O pelo é liso e médio, muito macio, sem sub-pelo, razão pela qual é designado de Felpudo, Lanudo ou Fraldado. As cores mais frequentes são os amarelos (claro, escuro e fulvo), preto, castanho (claro e escuro), branco unicolor ou malhado, conjugando qualquer das cores anteriores.

Longevidade:12 a 13 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão com temperamento próprio e perfeitamente adaptado e eficiente em todos os terrenos, incluindo os mais inóspitos, como é o caso da sua região de origem. No trabalho de caça, é rápido, agressivo e incansável.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://alldogsworld.com
1004 Visualizações

 

Veja também:

09_CaoDaSerraDeAires_LupusAlimentos
Cão da Serra de Aires
Cão Xícara

Comentários