Cão Fila de São Miguel

cao_de_fila_sao_miguel
Cão Fila de São Miguel

A existência do Cão Fila de São Miguel é documentada desde o início do século XIX. Originário da ilha de São Miguel, nos Açores, este cão boiadeiro é também conhecido como ‘Cow Dog’.

Embora a sua aprovação pelo Clube Português de Canicultura e pela Federação Cinológica Internacional seja recente, é uma raça antiga que remonta à colonização da ilha, onde se desenvolveu a produção de gado e estes cães eram utilizados para a sua guarda e condução.

Ao longo do tempo, a seleção da raça foi baseada em sua funcionalidade e resistência, mais do que em padrões estéticos. Por isso, os exemplares atuais reúnem aptidões para diferentes trabalhos e atividades, inclusive em esportes caninos.

Inteligentes e com grande capacidade de aprendizado, o Cão Fila de São Miguel demonstra fidelidade ao dono e à família e faz tudo para agradar, tornando-se um exelente companheiro.

É preciso que o dono tenha firmeza e autoridade com os exemplares da raça para que se mostrem educados.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Portugal

Utilização:boiadeiro

Tamanho:50 cm a 60 cm para machos e 48 cm a 58 cm para fêmeas.

Peso:25 a 35 quilos para machos e 20 a 30 quilos para fêmeas.

Aspectos Gerais:é um cão robusto e durão, ligeiramente mais longo do que alto. A cauda é inserida alta, grossa, de comprimento médio e ligeiramente curvada. Cortada na 2ª ou 3ª vértebras nos países onde a computação não é proibida. É, antes de tudo, um cão boiadeiro, mas igualmente um cão de guarda de propriedade e defesa pessoal. Na sua função, com o gado leiteiro, morde baixo, com o objetivo de não ferir as mamas das vacas. No entanto pode morder mais alto no caso de se tratar de boiadas fugitivas.

Pelagem:o pelo é curto, liso, denso, com textura áspera, ligeiramente franjado na cauda, na região anal e por detrás das coxas. As cores podem ser fulvo, fulvo-claro com capa preta, cinza, indo das tonalidades claras para as escuras, sempre tigrado. Manchas brancas são permitidas na testa e do queixo ao peito. Pode ter pequenas manchas brancas nas duas patas anteriores ou nas posteriores ou nas quatro patas.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Médio

Área de Criação:Grande

Temperamento:de temperatura forte com estranhos, mas dócil com seu dono. Muito inteligente e receptivo.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2011 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://images.lemondeduchien.net/
925 Visualizações

 

Veja também:

cao_lobo_checo
Cão Lobo Checoslovaco
cao_de_castro_laboreiro
Cão de Castro Laboreiro

Comentários