Cão Lobo Checoslovaco

cao_lobo_checo
Cão Lobo Checoslovaco

Uma experiência biológica bem-sucedida realizada na atual Tchecoslováquia, em 1955, deu origem a esta resistente raça canina. Nesta experiência cruzou-se um cão de raça Pastor Alemão com uma loba Carpátia.

Dez anos depois, com certeza de que o resultado destes acasalamentos possuía aptidões genéticas favoráveis, foi elaborado um plano de criação sistemática desta nova raça, que deveria unir as características do lobo com qualidades do cão.

Em 1982, por meio do Comitê Geral dos Criadores Associados da CSSR daquela época, o Cão Lobo Tchecoslovaco foi reconhecido como raça nacional. O cruzamento do Pastor alemão com lobo trouxe não apenas robustez, como tenacidade e sentidos apurados aos cães da raça, além de aflorar alguns velhos instintos naturais.

Os exemplares machos contam com grande vitalidade, enquanto as fêmeas têm um perfeito comportamento maternal. Dócil e generoso com crianças, o Cão Lobo Tchecoslovaco desenvolve uma relação social muito forte com o dono e a família.

É brincalhão, emotivo e aprende com facilidade, desde que se sinta motivado.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:República da Tchecoslováquia

Utilização:Cão de Trabalho

Tamanho:65 cm para machos e 60 cm para fêmeas

Peso:26 quilos para machos e 20 quilos para fêmeas

Aspectos Gerais:De constituição robusta, com tamanho maior do que o médio e o corpo com formato retangular. Pela sua construção, movimentação, textura e cor do pelo e máscara, é parecido com um lobo. A calda é inserida alta, pendente reta com o cão em repouso. Quando em ação, geralmente elevada e portada em forma de foice.

Pelagem:Pelo reto e bem assentado. As pelagens de inverno e a de verão são bem distintas. No inverno predomina um imenso subpelo e junto com o pelo de cobertura, forma uma grossa pelagem sobre todo o corpo. É necessário que o pelo cubra o ventre, a face interna dos membros, o escroto, a parte interna das orelhas e as áreas entre os dedos. Pescoço bem coberto por pelos. As cores vão de cinza-amarelado ao cinza-prateado com uma máscara clara característica. Pelos claros também na base do pescoço e no antepeito. A cor cinza escuro com máscara clara é permitida.

Longevidade:12 a 14 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Vivo, ativo, resistente, dócil com reações rápidas. Destemido e corajoso. Desconfiado. Demonstra uma excepcional fidelidade ao seu dono. Resistente às intempéries. Cão de utilidade versátil.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2011 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.redorbit.com
1480 Visualizações

 

Veja também:

cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês
cao_de_fila_sao_miguel
Cão Fila de São Miguel

Comentários