Cão da Serra da Estrela

cao_da_serra_da_estrela
Cão da Serra da Estrela

Cães do tipo Mastim criados no Planalto Tibetano que se difundiram para a Mesopotâmia, Assíria, Pérsia, Fenícia e Reinos Gregos, provavelmente tenham dado origem a raça.

Na Grécia do século 4 a.C. e depois no Império Romano era comum o uso de cães do tipo Mastim como guardas de propriedades, rebanhos e também combates. Mas foi na região da Serra da Estrela, em Portugal, com aproximadamente 1.981 metros de altitude, que a raça foi desenvolvida.

Criada para o trabalho de proteção dos rebanhos e dos pastores da região, a raça – mesmo não sendo de cães pastores – até hoje executa tal tarefa com seriedade e determinação, protegendo com veemência os pastores, que lhe confiavam suas propriedades e família.

Somente no início do século 20, começou-se a encarar os cães dos pastores da Serra da Estrela como uma raça a ser definida e preservada.

Em 1933, o Dr. Manuel Fernandes Marques, publicou o padrão oficial da raça, adotado pelo Clube Protuguês de Canicultura pouco tempo depois.

O Cão da Serra da Estrela é um cão acostumado à liberdade serrana. Ele é atento, amigo e necessita de grandes espaços para ser feliz e não perder suas características.

Exímio cão de guarda, é capaz de dar a vida para salvar a de seus protegidos. Sempre alerta, seus olhos, olfato e audição percebem o menor sinal de perigo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Portugal

Utilização:Guarda de rebanho, propriedade, tração e defesa.

Tamanho:65 a 72 cm

Peso:40 a 50 quilos para machos e 30 a 40 quilos para fêmea.

Aspectos Gerais:Porte grande, rústico, musculoso, com atitude imponente, olhar vivo, calmo e expressivo.

Pelagem:Dupla com subpelo fino, curto e abundante, O pelo é forte, grosso, liso ou ligeiramente ondulado e abundante tanto na variedade de pelo longo como na de pelo curto. As cores admitidas são fulvo, lobeiro e amarela, unicolor ou com malhas brancas. A máscara deve ser preta.

Longevidade:12 a 13 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:São companheiros leais, guardas fiéis e usados também na defesa pessoal e tração.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1501 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Comentários