Cão DʼÁgua Português

cao_dagua_portugues
Cão DʼÁgua Português

A origem do Cão DʼÁgua Português é incerta. Alguns acreditam que tenha surgido há cerca de 700 anos a.C, nas estepes da Ásia Central, onde eram utilizados como pastores. De lá, teriam sido levados para o Marrocos através do Norte da África. Depois, os Mouros os teriam levado para Portugal no século 8, já outros sutentam a teoria de que esses cães foram levados das estepes asiáticas por bárbaros.

O grupo dos Ostrogodos seguiu para o oeste e seus cães se tornariam os Poodles Alemães. Já os Visigodos foram para o sul, lutando contra os romanos, e seus cães se tornaram os Lion Dog ( cachorro leão). Nos anos 400, os Visigodos invadiram a Espanha e Portugal, onde esses cães permaneceram.

Encontrados em toda costa portuguesa desde o século 8, esses cães eram utilizados para direcionar os cardumes de peixes para as redes de pesca. Além disso, traziam redes perdidas ou quebradas no mar e eram usados em barcos que viajavam das águas quentes de Portugal em direção ás águas do norte para a pesca do bacalhau.

Nadador e mergulhador exímio, o Cão apresenta excelente temperamento, se mostrando inteligente, leal e muito obediente.

Durante séculos, a raça permaneceu isolada e suas características rústicas foram mantidas. Somente a partir do século 20 é que esses cães se tornaram mais populares, com a criação do Clube dos Caçadores Portugueses e o reconhecimento do padrão racial.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Portugal

Utilização:Retriever

Tamanho:50 a 57 cm para machos e 43 a 52 cm para fêmeas

Peso:16 a 25 quilos

Aspectos Gerais:é um cão médio, robusto, resitente e bem musculoso. É um nadador e mergulhador exímio.

Pelagem:Pode ser de dois tipos: longa e ondulada, lustrosa e solta, com tosa parcial a partir das últimas costelas, ( aparentando um leão) ou curta e encaracolada, assentado rente, sem brilho e em mechas cilíndricas.

Longevidade:12 14 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:é inteligente, leal e obediente, apresentando temperamento voluntarioso e altivo.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
291 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
chihuahua
Chihuahua

Comentários