Cão de Crista Chinês

cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Existem duas variedades do Chinese Crested que diferem apenas pela pelagem: o Hairless (sem pelo) possui quase todo o corpo pelado. O pelo aparece na cabeça (crista), na cauda (pluma) e nos jarretes, quartelas, pés e dedos (meias).

O pelo é sedoso e brilhante, com qualquer comprimento; e o Powderpuff (espoja de pó de arroz) tem pelagem dupla, macia e brilhante. O pelo é reto, de densidade e comprimento moderado. A cor pode ser qualquer uma ou uma combinação delas.

A origem da raça é pouco conhecida, mas alguns especialistas acreditam que o Cão de Crista Chinês, ou Chinese Crested (como também é conhecido) tenha sido desenvolvido a partir do Cão Pelado Africano.

Utilizado pelos chineses em navios para acabar com os roedores que se encontravam a bordo, estes cães acabavam sendo comercializados nas cidades portuárias.

Nos Estados Unidos, a raça passa a ser conhecidas somente no final do século 19, quando a jornalista da Garret se interessa por raças peladas e começa a importar alguns destes cães. Somente em 1950, com a criação do Clube Americano dos Cães Pelados, são iniciados os registros dos cães da raça.

Gravuras e pinturas europeias do século 19 mostram cães da raça em seus desenhos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:China

Utilização:Companhia.

Tamanho:28 a 35 cm para machos e 23 a 30 cm para fêmeas.

Peso:Máximo de 5,5 quilos.

Aspectos Gerais:É um cão pequeno, de boa ossatura, elegante e gracioso.

Pelagem:HAIRLESS O Hairless (sem pelo) possui quase todo o corpo sem pelo. O pelo aparece na cabeça (crista), na cauda (pluma) e nos jarretes, quartelas, pés e dedos (meias). O pelo é sedoso e brilhante, com qualquer comprimento. A cor pode ser qualquer uma ou uma combinação delas. POWDERPUFF O Powderpuff (esponja de pó de arroz) tem pelagem dupla, macia e brilhante. O pelo é reto, de densidade e comprimento moderado. A cor pode ser qualquer uma ou uma combinação delas.

Longevidade:14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:É uma adorável companhia, se mostrando brincalhão e divertido.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
2187 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

cirneco_do_etna
Cirneco do Etna
cao_lobo_checo
Cão Lobo Checoslovaco

Comentários