Cão Pelado Peruano

cao_pelado_peruano
Cão Pelado Peruano

Existem três variações da raça: Grande, Médio e Pequeno. Sobre a sua origem, existem registros arqueológicos do período Pré-Inca, que mostram cães semelhantes em peças de cerâmicas e vasos de terracota das culturas de Mochicha, Vicus, Chancay, com influência Tiahuanacoide, Chimú.

Alguns especialistas afirmam que é produto do Continente Africano, levados por nômades, mas outros acreditam que ela tenha surgido através da imigração chinesa, no século XIX. Uma terceira linha sustenta que a raça seja resultado de cães vindos da Ásia pelo estreito de Behring e levados ao Peru por imigrantes.

O que se sabe, porém, é que a raça é bastante antiga, e que o povo Inca tinha os exemplares como companheiros inseparáveis.

É fundamental um controle á exposição solar, sendo necessária a proteção com filtro solar e hidratação duas vezes por semana com óleos infantis ou creme para as mãos. Também pela ausência de pelos, ele se torna ideal para pessoas alérgicas.

No Brasil, a raça é vista com mais frequência em exposições internacionais, mas já existem criadores no Sul do país.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Peru

Utilização:Companhia

Tamanho:Pequeno,de 25 a 40 cm; médio, de 40 a 50cm; grande, de 50 a 65 cm.

Peso:Pequeno, de 4 a 8 quilos: médio, de 8 a 12 quilos. Grande de 12 a 25 quilos.

Aspectos Gerais:O Pelado Peruano é esbelto e elegante, cujo aspecto, expressa velocidade, força e harmonia.Tem como característica fundamental a ausência de pelos no corpo e como particularidade sua dentadura, quase sempre incompleta.As orelhas são eretas quando atentas e voltadas para trás quando em repouso. A cauda tem inserção baixa e é portada caída quando em repouso, fazendo uma ligeira curva em sau parte final.Em movimento, é carregada mais ou menos na altura do dorso.

Pelagem:Não ostenta uma pelagem, mas se admitem vestígios de pelos sobre a cabeça, nas extremidades, na ponta da cauda e, ás vezes, alguns pelos muitos ralos sobre o dorso.Sua cor poderá variar desde negra nos exemplares negros, negros-lousa, negro-elefante, negro-azulado, toda a gama de cinza, marrom-escuro em gradiente até o vermelho claro. Todas essas cores podem ser uniforme ou com manchas rosadas em qualquer parte do corpo. A pele é lisa e elástica em toda sua superfície corporal, podendo formar certas linhas arredondadas e quase concêntricas sobre a cabeça, ao redor dos olhos e das faces.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:é um cão nobre e afetuoso com os de casa, sem deixar de ser atento e alerta. Na presença de estranhos, torna-se desconfiado e guardião.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
510 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Comentários