Cesky Terrier

cesky_terrier
Cesky Terrier

Raça relativamente nova, o Cesky Terrier ou Terrier Tcheco foi desenvolvido no final da década de 40, pelo geneticista criador de Scotish e Sealyham Terriers, Frantisek Horak, de Klánovice, localizada na antiga Tchecoslováquia.

Foi a partir do cruzamento de um Sealyham macho e uma Scottish fêmea de sua criação que o Dr. Horak obteve o Cesky Terrier, uma raça com características de caça, leve, de membros curtos, bem pigmentada, com orelha caídas e práticas, fácil e tratar e de treinar.

Em 1959, os cães da raça foram apresentados pela primeira vez. O reconhecimento oficial pela FCI ocorreu poucos anos depois, em 1963.

Pouco a pouco, a raça ganhou admiradores em alguns países da Europa.

Embora o Cesky tenha sido criado para a caça à raposa e ao texugo, hoje ele atua mais como cão de companhia.

É afetivo com crianças obediente, alegre e amistoso com outros animais.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:República Tcheca

Utilização:Companhia

Tamanho:25 a 32 cm

Peso:6 a 10 quilos

Aspectos Gerais:Terrier de menbros curtos, formato retangular, pelos longos, bem construído e bem musculoso, com pequenas orelhas caídas. O comprimento ideal da cauda é de 18 a 20cm, relativamente forte e inserida baixa. Em repouso, portada pendente ou com ligeira curva na ponta. Em alerta, a cauda é portada em forma de sabre horizontalmente ou mais alta.

Pelagem:Possui pelos longos, finos, ligeiramente ondulados, com o brilho da seda não muito exagerado. É tosado à tesoura (clipping). Na região anterior da cabeça e na linha inferior do peito e ventre, o pelo não deve ser aparado. Na preparação para exposições, o pelo da linha superior do pescoço, nos ombros e no dorso deve ter o comprimento máximo de 1 a 1,5 cm; deve ser mais curto nas regiões laterais do tronco e na cauda; bem curto nas orelha e faces, na região inferior do pescoço nos cotovelos, coxas e em torno do ânus. A transição entre as regiões tosadas e não tosadas deve ser suave. Existem duas variedades de cor na pelagem cinza-azulado (os filhotes nascem pretos) e marrom-café claro (os filhotes nascem marrom chocolate) EM ambas as variedades de cor, são permitidas marcas amarelas, cinza ou brancas na cabeça (barba, bochechas) pescoço, peito, ventre, membros e em torno do ânus. Pode ocorrer um colar branco ou branco na ponta da cauda. A cor básica, contudo, deve ser sempre predominante.

Longevidade:12 a 16 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:É um cão equilibrado, manso, agradável e bom companheiro. Fácil de treinar; um pouco reservado com estranhos, calmo e bem disposto.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1084 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Comentários