Chesapeake Bay Retriever

chesapeake_bay_retriever
Chesapeake Bay Retriever

Em 1807, um navio inglês naufragou na costa americana , na região de Chesapeake Bay, sendo resgatados dois cães.

O macho avermelhado teve o nome de “Sailor” e ambos mostraram boas qualidades como retrievers. A partir daí, muitos cães de diferentes raças foram usados no cruzamento com os dois, principalmente os Flat Coated e os Curly-Coated.

Em 1885 a raça foi definida, tornando-se bastante popular pela sua fibra no trabalho árduo na busca de até 300 patos nas águas geladas de Chesapeake Bay.

Por ser um cão nadador, seu pelo deve ser extremamente resistente a água, possuindo certa oleosidade como as penas de aves aquáticas, tendo subpelo espesso e lanoso.

Na aparência geral, é inteligente, corajoso, tem bom faro e é apaixonado por água.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:EUA

Utilização:Retriever igualmente eficiente tanto em terra quanto na água.

Tamanho:58 cm a 66 cm para machos e 53 cm a 61 cm para fêmeas.

Peso:25 a 36 quilos

Aspectos Gerais:Igualmente eficiente tanto na água quanto em terra, o Chesapeake Bay Retriever desenvolveu-se ao longo da Bahia de Chesapeake para caçar aves aquáticas sob as mais adversas condições do clima e da água, tendo, frequentemente, que quebrar o gelo durante o percurso no desempenho de sua atividade. É um animal de constituição forte, bem balanceada e poderosa, com membros e corpo de tamanho e comprimento medianos, peito profundo e largo, ombros construídos para trabalhar com plena liberdade de movimentos e sem tendências á debilidade em qualquer de suas características, particularmente nos posteriores. As características particulares incluem os olhos muito claros, amarelados ou de tonalidade âmbar, posteriores da mesma altura ou ligeramente mais altos que a cernelha e uma pelagem dupla tendendo á ondulação apenas nos ombros, pescoço, dorso e lombo.

Pelagem:Pelo grosso e curto, em parte alguma maior que 4 cm de comprimento, com subpelo denso, fino e lanoso. Nas faces e nos membros muito curto e reto com tendência á ondulação apenas nos ombros, pescoço, dorso e lombo Sua cor deve ser o mais semelhante possível ao ambiente ao qual trabalha.Qualquer tonalidade de marrom, palha ou cor de grama morta é aceitável: a cor uniforme é preferida. Uma mancha branca no peito, ventre, dedos ou atrás das patas( logo atrás da almofada plantar) é permitida, mas quanto menor a mancha , melhor.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:O Chesapeake é valorizado pela sua disposição alegre e brilhante, sua inteligência, tranquilo bom senso e natureza protetora afetuosa. Coragem, disposição para o trabalho, vivacidade, faro, inteligência, amor pela água e a qualidade geral, acima de tudo, disposição deve ser condição prioritária na seleção e criação do Chesapeake Bay Retriever. Tendência á timidez ou agressividade extremas são indesejáveis tanto para a caça quanto para a companhia.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
259 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Comentários