Chihuahua

chihuahua
Chihuahua

A origem do popular Chihuahua é o Techichi, um cão que no século IX habitava a região onde hoje é o México. É provável que seus ancestrais tenham vivido na área antes mesmo da fixação dos maias, em torno do século V.

Acredita-se que esse cão tenha se originado do cruzamento do Techichi com um pequeno cão sem pelo trazido da Ásia para o Alasca. Esse animal careca, parecido com os encontrados na China, foi responsável pela redução do tamanho.

Apesar de o México ser a principal moradia dos Techichis, uma carta histórica escrita por Cristóvão Colombo ao Rei da Espanha na época da invasão, onde hoje é a Ilha de cuba, cita que ele encontrou um tipo incomum de cães pequenos domesticados que eram mudos e não latiam.

OS MENORES CÃES DO MUNDO
Chihuahua Pelo Curto

O Chihuahua é um cão esperto, alerta, inquieto e muito valente. Em função da pelagem, existem duas variedades que em exposições são julgadas separedamente, a de Pelo Curto e a de Pelo Longo. Os cães das duas variedades são considerados os menores existentes no mundo.

ORIGEM DA PELAGEM LONGA

A variedade de Chihuahua com pelos compridos é o resultado de cruzamentos do pelo-curto com cães das raças Yorkshire Terrier e Papillons, originando exemplares com pelos mais longos e levemente ondulados.

Ele também é descrito como sendo uma necessidade religiosa entre as tribos Toltec e mais tarde entre os Astecas.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:México

Utilização:Companhia.

Tamanho:Mini.

Peso:0,5 a 3 quilos.

Aspectos Gerais:
CHIHUAHUA PELO LONGO
Corpo compacto, sendo de primordial importância fazer notar que sua cabeça tem formato de maçã e sua cauda moderadamente grossa, portada alta, arqueada ou em semicírculo, com a ponta direcionada para o lombo.
CHIHUAHUA PELO CURTO
Estrutura sólida, compacta e aprumos corretos. A cabeça é grande, em forma de maçã, focinho curto, orelhas grandes e abertas e olhos muito expressivos. a cauda é portada alta.

Pelagem:
CHIHUAHUA PELO LONGO
Dupla com subpelo não muito denso. O pelo é mais longo, fino e sedoso, liso ou levemente ondulado. É curto na cabeça, focinho e face anterior dos membros. Mais longo, com franjas, nas patas e face posterior dos membros anteriores. Particularmente longa nos posteriores e na cauda. Nas orelhas, é curto na ponta, alongando-se até a base. Todas as cores e combinações são aceitas.
CHIHUAHUA PELO CURTO
Dupla desejando a presença de subpelo. O pelo é bem assentado e brilhante com textura suave. Pode apresentar escassez de pelagem na garganta e no abdômen. Todas as cores e combinações são aceitas.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Esperto, alerta, inquieto e muito valente.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1949 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

chowchow_pelo_curto
Chow-Chow Pelo Curto
cao_lobo_checo
Cão Lobo Checoslovaco

Comentários