Chow-Chow Pelo Curto

chowchow_pelo_curto
Chow-Chow Pelo Curto

Assim como Chow-Chow de pelo longo, a variedade pelo curto teve origem na China. Aliás, especialistas acreditam que o Chow-Chow pelo curto seja tipo mais primitivo da raça.

No entanto, por não possuir tantos admiradores quanto a de pelo longo, quase foi extinto. E ele não desapareceu graças ao trabalho de criadores Holandeses, Dinamarqueses e Ingleses, que conseguiram salvar essa versão.

O padrão e as características da raça são os mesmos para as duas espécies. O charme do pelo curto fica por conta das rugas que se formam ao longo do corpo. O Chow-chow faz história na China há, pelo menos, 2 mil anos. Lá, foi bastante utilizado para puxar carroças e na função de guarda.

No Brasil, ainda são poucos os criadores que se interessam e criam o cão, sendo que na região sul do país está concentrada a maioria dos plantéis.

Conta-se que sua pele foi muito apreciada no comércio, como artigo de luxo e sua carne consumida como excelente iguaria.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:China

Utilização:Guarda e companhia

Tamanho:48 a 51 cm para fêmeas e 48 a 56 cm para machos.

Peso:21 a 32 quilos

Aspectos Gerais:Porte orgulhoso, compleição física equilibrada, harmonioso, ágil embora com uma andadura peculiarmente curta, saltitante e vacilante com os membros em movimentação paralela, cauda dobrada sobre o dorso e um detalhe anatômico que o torna ainda mais singular: a ligua preto-azulada.

Pelagem: A variedade pelo curto também possuiu subpelo denso, reto, macio e lanoso. Já o pelo externo é bem diferente, sendo que os fios parecem ter o dobro do diâmetro, além de menos eriçado, com textura felpuda. As cores são sólidas, preta, vermelha, azul-escura ( metálica) creme e louro, sem manchas ou pintas.

Longevidade:11 a 12 anos

Agressividade:Alta

Área de Criação:Grande

Temperamento:Inteligente, amigo, fiel e observador.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
2931 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Comentários