Cirneco do Etna

cirneco_do_etna
Cirneco do Etna

De acordo com antigos estudos, esse cão teria sido introduzido na Sicília pelos Fenícios, descendo possivelmente do Pharaoh Hound. No entanto, pesquisas mais recentes indicam se tratar deuma raça autóctone, originária dos arredores do vulcão siciliano Etna, onde viveu desde o século IV A.C.

Moedas e gravuras revelam que o Cirneco do Etna existiu nesta região muitos séculos a.C. Assemelha-se muito ao cão representado nos baixos-relevos dos túmulos egípcios. Foi utilizado para a caça de coelhos, faisões e perdizes em terrenos difíceis.

O primeiro standard da raça foi redigido em 1939. O Cirneco é um cão uito rústico, dotado de grande resistência, ágil e possante. É ainda caracterizado por uma personalidade forte, apesar do bom temperamento.

Com a família, é sempre afetuoso e alegre, s emostrando um companheiro agradável. É reservado com estranhos,mas nunca agressivo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Caça

Tamanho:46 a 50 cm para machos e 42 a 46 cm para fêmeas

Peso:10 a 12 quilos para machos e 8 a 10 quilos para fêmeas.

Aspectos Gerais:Cão do tipo primitivo, de forma elegante e delgada, de tamanho médio, não atarracado, robusto e resistente e de pele fina. A cauda é inserida baixa, bastante grossa e de espessura uniforme em todo o seu comprimento, bastante longa, atinge ou ultrapassa ligeiramente o jarrete.

Pelagem:O pelo é curto na cabeça, nas orelhas e nos membros semi-longo(mais ou menos 3 cm), mas bem liso e assentado sobre o corpo e cauda. Pelos retos e rígidos como os pelos de cavalos. As cores são fulvo unicolor, mais ou menos intenso ou diluído como isabela e areia; fulvo com branco mais ou menos extenso( lista branca na cabeça, marca branca no peito, branco nas patas, branco na ponta da cauda, ventre branco um colar branco é menos apreciado)Branco unicolor ou branco com manchas de cor laranja são tolerados, bem como pelo fulvo mesclado com pelos ligeiramente mais claro ou mais escuros.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Cão de caça adaptado a terrenos difíceis, sendo especialmente indicado para a caça de coelhos selvagens. É dotado de forte temperamento, mas, é ao mesmo tempo, gentil e afetuoso.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
281 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Comentários