Collie Pelo Longo

collie_pelo_longo
Collie Pelo Longo

Apesar de desconhecida, acredita-se que sua origem descenda de cães que acompanhavam os invasores romanos em 50 d.C. e de cães nativos da Escócia.

Até o século 18, era usado exclusivamente para trabalho. O Collie pastoreava as ovelhas nas Terras Altas da Escócia, sendo capaz de agir por conta própria e tomar decisões – um dos fatores que o difere de outras raças.

A criação da raça está bem difundida, mas os exemplares requerem cuidados constantes com a longa pelagem.

O grande responsável pela popularização da raça foi o conto “A volta da Lassie”, escrito em 1938 por Eric Knight e celebrizado em filme no ano de 1943.

O Collie se tornou conhecido em todo o mundo por sua inteligência, dedicação, docilidade e compreensão quase humanas. Com crianças, os cães da raça são dóceis e afetivos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Pastoreio

Tamanho:56 a 61 cm para os machos, 51 a 56 para as fêmeas.

Peso:18 a 25 fêmeas / 20,5 a 29,5 machos

Aspectos Gerais:porte médio, com movimentos nobres e cheios de elegância. Sua estrutura física é sólida, com a cabeça afilada, focinho alongado e orelhas semieretas. A cauda é longa e baixa, com franja e uma leve curva pra cima.

Pelagem:dupla, com subpelo bem denso e pelo longo e áspero, formando juba na região do pescoço e franjas na cauda, garupa e parte posterior das mãos. Pode ter as cores dourada e branca, tricolor ou azul-merle.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:inteligente, dócil, companheiro e fiel.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
312 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_crista_chines
Cão de Crista Chinês

Comentários