Coton de Tulear

coton_de_tulear
Coton de Tulear

A raça teve origem no século XVII, em Madagascar. Acredita-se que soldados franceses teriam levado cães do tipo Bichons do Tenerife para Madagascar e outras ilhas próximas, entre elas a Ilha de Reunião, de onde surgiu o já extinto Coton de Reunion.

Levados à Tulear, em Madagascar, os descendentes do Coton de Reunion deram origem ao Coton de Tulear. Em 1960, a raça foi levada a um dos emblemas nacionais e legalmente protegida contra a exportação. Com essas limitações, o Coton de Tulear tornou-se um dos cães mais raros do mundo.

No Brasil, o primeiro exemplar foi introduzido em 1996, pela criadora Eva Maria Fonseca.

TRANQUILIDADE PARA A FAMÍLIA

Se caracteriza por sua doçura, carinho e lealdade ao dono. Seu pelo luxuriante assemelha-se ao algodão em sua textura, daí o seu nome: coton (algodão em francês). Criadores da raça costumam classificá-la como “cão antiestresse” já que é afetuoso, alegre e dinâmico.

É bastante feliz e saltitante e se adapta bem à rotina da casa.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Madagascar

Utilização:Companhia.

Tamanho:23 a 25 cm para fêmeas e 26 a 28 cm para machos. (ambos com tolerância de 2 cm para cima e 1 para baixo).

Peso:3,5 quilos para fêmeas e de 4 a 6 quilos para machos.

Aspectos Gerais:É um cão pequeno, de pelos longos, cão de companhia, com uma pelagem branca de textura de algodão, com olhos escuros, redondos e uma expressão viva e inteligente. A pele é fina e bem aderente ao corpo em cada uma de suas partes. É de cor rosa, mas pode ser pigmentada.

Pelagem:Muito macia e flexível com a textura do algodão, nunca dura ou àspera; a pelagem é densa, profusa e pode ser levemente ondulada. A cor de base é branca. Uma ligeira sombra de cor cinza claro (mistura de pelos brancos com pelos pretos), ou vermelho ruão (mistura de pelos brancos com pelos fulvos) é permitida nas orelhas. Nas outras partes do corpo, esses tons podem ser tolerados se não alterarem aparência geral de uma pelagem branca, mas não são desejados.

Longevidade:14 a 15 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:É uma das principais características da raça. O Coton é um cão de caráter alegre, equilibrado e muito sociável com os humanos e com outros cães. Adapta-se perfeitamente a qualquer estilo de vida.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.cotonborne.co.uk/
1000 Visualizações

 

Veja também:

chowchow_pelo_curto
Chow-Chow Pelo Curto
cao_lobo_checo
Cão Lobo Checoslovaco

Comentários