Dálmata

dalmata
Dálmata

Há controvérsias sobre a verdadeira origem da raça, mas é certo que seu desenvolvimento tenha ocorrido na Dalmácia, antiga Iugoslávia, província que lhe deu o nome. Esse cão tornou-se bastante popular na Europa, participando de trabalhos até em circos.

Forte, musculoso, ativo, resistente e veloz, o Dálmata demonstra grande beleza e equilíbrio estético.

Durante algum tempo, por possuir bom olfato, foi utilizado como cão de caça, embora sem grande destaque. Além disso, é uma raça muito apreciada por sua típica pelagem manchada que é sua marca registrada e faz com que seus exemplares sejam especiais no gosto dos amantes de cachorros. O fato de ter maior ou menor numero de manchas não tem qualquer relevância, desde que não sejam juntas.

As orelhas são predominantemente pretas e o focinho branco. A cauda apresenta com freqüência um movimento.

Os Dálmatas são muito fiéis, dóceis, amorosos e dedicados aos donos, tanto que, se houver alguma oportunidade, têm o hábito de segui-los independente do meio de transporte.

É um cão resistente e que se adapta bem a qualquer temperatura, mas, por vezes, são submissos a problemas de pele e pelo, tendo de andar bem vigiados nesse sentido. Uma escovação por semana é o necessário já que o pelo é forte e curto.

Popularidade na Mídia: A raça teve uma grande explosão de popularidade com o desenho de Walt Disney ” Os 101 Dálmatas” ; onde a vilã queria a pele dos filhotes para um casaco.

Na Inglaterra, os Dálmatas foram apelidados de "Cães de Carruagem", pois era elegante ter o veículo seguido por um ou mais dálmatas. Já nos Estados Unidos, o Corpo de Bombeiros os elegeram como mascote, podendo até hoje ser encontrados em vários quartéis.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Croácia

Utilização:Companhia

Tamanho:46 a 61 cm para machos e 54 a 59 cm para fêmeas

Peso:27 a 32 kg para machos e 24 a 29 kg para fêmeas.

Aspectos Gerais:forte, de linhas harmoniosas e simétricas, alegre, tendo a cauda longa que vai chicoteando de lado a lado.

Pelagem:os pelos são curtos, duros, densos, lisos e brilhantes. A cor básica é branca pura. Variedade manchada de preto, com manchas pretas; variedade manchada de fígado, com manchas marrons. Essas manchas não podem se misturar, são redondas, bem definidas e tão bem distribuídas quanto possível. Tamanho de 2 cm a 3 cm de diâmetro. As manchas da cabeça, cauda e extremidades devem ser menores em relação ao corpo.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:brincalhão, muito ativo e com expressão inteligente.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
809 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
basset_fulvo_da_bretanha
Basset Fulvo da Bretanha

Comentários