Dandie Dinmont Terrier

dandie_dinmont_terrier
Dandie Dinmont Terrier

É provável que a raça tenha se originado a partir dos terriers nativos que viviam na divisa da Inglaterra com a Escócia. No entanto, há controvérsias entre especialistas sobre a raça que teriam contribuído para a formação deste cão.

Alguns acreditam que a raça tenha se desenvolvido a partir do cruzamento do Otterhound com o Scottish antigo. Já outros defendem a teoria de que as raças Skye e Bedlington teriam originado o Dandie. Todos concordam, porém, sobre a participação do Sabujo de Flandres na formação da raça.

Uma antiga lenda escocesa diz que o corpo do Dandie Dinmont Terrier nasceu do nevoeiro cinzento do sopé das montanhas da região onde surgiu.

No Brasil, a raça é considerada muito rara, sendo mais fácil encontrar alguns exemplares em exposição internacionais.

Bom companheiro embora esta cão tenha sido criado para a caça de texugos e doninhas, suas qualidades como caçador não são tão fortes. No entanto, quando o assunto é companhia, o Dandie não deixa nada a desejar, já que costuma ser bastante afetivo com a família.

Alegre, simpático, inteligente, determinado e alerta, é um cão que, às vezes, se mostra quieto e reservado, ao contrário de outros Terriers.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Caça e Companhia

Tamanho:20 A 27 cm

Peso:8 a 11 quilos

Aspectos Gerais:É um cão diferente dos outros Terrier. Não apresenta linhas retas, a cabeça é bem grande e o tronco levemente curvado e baixo. Os membros anteriores são curtos e bem separados, enquanto os posteriores são ligeiramente mais altos, bem separados e com coxas bem desenvolvidas.

Pelagem:Apresenta pelagem dupla, com cerca de 5 cm de comprimento. Do crânio até a raiz da cauda, a pelagem é uma mescla de pelos duros e suaves, sendo áspero ao tato. Na linha inferior, os pelos são mais macios. As cores podem ser: pimenta- do azulado ao cinza-prata claro-mostarda- do vermelho-castanho ao marrom-pálido, sendo a cabeça branco-creme e membros mais escuros.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:é um cão independente, determinado e reservado. É afetivo com a família e perseverante no trabalho.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
267 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
dogue_brasileiro
Dogue Brasileiro

Comentários