Dogo Canário

dogo_canario
Dogo Canário

Batizado inicialmente de “Cão de Presa Canário” ou simplesmente “Presa Canário”, originou-se nas ilhas de Tenerife e Grande Canária.

A raça é o resultado do cruzamento do Bardino o Majorero e de alguns molossos, que chegaram a essas ilhas vindos do continente no século 19.

Várias décadas se passariam para que o processo de recriação do Dogo Canário se iniciasse de forma ininterrupta por alguns criadores que conheciam sua tradição e existência.

A partir desse momento, o trabalho incessante de reconstituição fez com que o Dogo Canário fosse difundido por todo o Arquipélago, onde existe hoje em grande número de exemplares, sendo criados e selecionados dentro de um conceito da raça e sem esquecer suas funções iniciais.

Com olhar severo, é especialmente bem dotado para a função de guarda, defesa e condução de gado.

Devido à sua força descomunal, agilidade, equilíbrio e devoção total ao dono, obteve recentemente o título de melhor cão de guarda do mundo, concedido pelo Dr. Carl Semencic, especialista em cães de guarda, tratando-se por isso de uma raça em ascenção no mundo.

É ainda impetuoso, hábil, dono de um latido grave, manso, nobre com a família, mas muito desconfiado com estranhos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Ilhas Canárias

Utilização:guarda e proteção de gado.

Tamanho:56 a 61 cm para fêmeas e 60 a 65 cm para machos.

Peso:mínimo de 40 quilos para fêmeas e de 50 quilos para machos.

Aspectos Gerais:Porte médio, simétrico, de perfil reto, aspecto rústico, bem proporcional e ligeiramente mais longo do que alto. A cauda tem inserção alta e em movimento, elevando-se em forma de sabre, sem enroscar. As orelhas são pedentes ou dobradas. Se cortadas ficam eratas.

Pelagem:Curta, assentada, de aspecto rústico e levemente áspera ao tato. A cor é o tigrado (em toda a sua gama). Manchas podem ocorrer no peito, base do pescoço ou garganta e nos dedos. Máscara preta, desde que não ultrapasse a altura dos olhos.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Equilibrado, corajoso, fiel e companheiro. Desconfiado com estranhos.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
535 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_fila_sao_miguel
Cão Fila de São Miguel

Comentários