Dogue Alemão

dogue_alemao
Dogue Alemão

Acredita-se que o Dogue Alemão descende dos antigos “Bullenbeisser”, cães usados na caça ao javali. Tudo indica que a conformação atual seja resultado de cruzamentos de Mastim e Lebrel, levados à Galia por mercadores fenícios.

Houve uma época em que a dominação “Dogge” era aplicada a todos os cães grandes e fortes, independente da raça. Mais tarde, os nomes sofreram variações como “Ulmer Dogge”, “Dogue Inglês”, “Dinamarquês”, que definia diferentes tipos de cães de acordo com a cor e tamanho.

Em 1878, um comitê formado por cinófilos, em Berlim, decidiu classificar todas as variedades como “Deutsche Doggen” (Dogue Alemão), iniciando-se assim a criação de uma raça independente. Dois anos mais tarde, foi criado o primeiro padrão da raça.

Gigante e dócil, o cão foi utilizado originalmente para caçar javalis selvagens. Atualmente desempenha a função de guarda e proteção. É ainda emocionalmente equilibrado, forte, amistoso, fiel e afetuoso com a família. Porém, é arredio e desconfiado com estranhos. Necessita de muito espaço para ser criado com saúde.

Facilmente treinável, a raça ficou famosa por se dar muito bem com crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Alemanha

Utilização:Escolta, guarda e proteção.

Tamanho:Mínimo de 72 cm para fêmeas e de 80 cm para machos.

Peso:75 quilos.

Aspectos Gerais:Agigantado, mas esbelto, elegante e ágil, com musculatura possante, bem delineada e proposcional ao seu tamanho. Possui nobreza e uma cabeça expressiva, mostrando segurança e força. As orelhas podem ser cortadas para permanecerem eretas, o que aumenta sua expressividade.

Pelagem:Curto, grosso, liso e brilhante, nas cores azul, preta, dourada, arlequim (branca pintada de preta), mantado ou tigrado.

Longevidade:8 a 9 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Dócil, protetor, inteligente, amistoso, fiel e muito tolerante com crianças.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
928 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_fila_sao_miguel
Cão Fila de São Miguel

Comentários