Dogue de Bordeaux

dogue_de_bordeaux
Dogue de Bordeaux

A origem deste antigo cão é desconhecida, mas há os que acreditam que a raça seja descente dos Alanos, cães molossos de origem indo-européia e há também os que seguem a linha de que eles sejam originários de cruzamentos entre Mastiffs Bulldogues Ingleses.

Também conhecido como Mastim Francês, o Dogue de Bordeaux é um dos mais antigos cães da França.

Inicialmente era conhecido como Dogue da Aquitânia, já que era comum por lá, onde foi utilizado como cão de guarda, caça de animais de grande porte e combate. Sua primeira aparição em público ocorreu em 1863, mas os padrões da raça só foram propostos em 1890.

Em 1926 reduziu-se dois tipos físicos: os Dogues e um tipo menor denominado Doguim. Mas no ano de 1970, o tipo Doguim foi excluído, restando somente o Dogue de Bordeaux, que foi reconhecido exclusivamente pela FCI – Federação Cinológica Internacional.

De grande porte e comportamento nato de guarda, é tranquilo e equilibrado – diferente de quando era usado em rinhas sangrentas entre cães.

É guardião, um adorável companheiro, mas também arredio e não muito sociável com estranhos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Guarda e defesa.

Tamanho:60 a 68 cm para machose 58 a 66 para fêmeas.

Peso:Mínimo de 50 quilos para 45 para fêmeas.

Aspectos Gerais:Na aparência geral ele é um cão de grande porte de aspecto feroz e impotente, bem musculado, mais massudo do que alto, mas muito harmonioso. A cabeça com pele cheia de pregas é grande, com focinho curto e quadrado.

Pelagem:Possui pelo fino, curto e suave. As cores vão de isabela (quase creme) à vermelha intensa (mogno). As manchas permitidas são brancas e muito moderadas, no peito e nas pontas das patas. Cães calçados estão fora do padrão. O que varia são os tons da máscara. O Dogue pode ser uma cor só (sem máscara), com máscara vermelha ou negra.

Longevidade:10 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:Companheiro, Fiel, dócil, tranquilo, mas arredio com estranhos.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
3033 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_fila_sao_miguel
Cão Fila de São Miguel

Comentários