Dunker – Sabujo Norueguês

dunker_sabujo_noruegues
Dunker – Sabujo Norueguês

O Dunker ou Dunker Sabujo Norueguês, é uma raça de cão sabujo, desenvolvido no século XIX, pelo criador de cães norueguês W. Dunker.

O Sr. W. Dunker, importou da Rússia para a Noruega vários cães de coloração alerquim e realizou cruzamentos entre eles e diversos cães sabujos de faro apurado. Sua intenção era a de produzir um excelente cão de caça ao coelho e à lebre, que encontrasse a presa pelo faro e não pela visão.

O Dunker, como foi batizado em homenagem ao seu criador, é uma das raças de cães farejadores mais populares na Noruega, e nos demais países Nórdicos, mas ainda são muito raros fora da penísula Nórdica.

Cães desta raça são excelentes caçadores e retrievers, capazes de perseguir a presa por muito tempo em qualquer tipo de terreno, além disto estão muito bem adaptados ao frio de sua terra natal e suportam bem invernos rigorosos apesar de seu pêlo curto.

O Dunker é um dos únicos cães sabujos a possuir a coloração arlequim (ou merlee), contudo não são todos os cães desta raça que apresentam esta característica e, deve-se sempre lembrar que não se deve acasalar dois cães que apresentem a coloração arlequim.

A raça é uma das mais numerosas na Noruega, porém, é raramente encontrada fora do país.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Noruega

Utilização:Caça e companhia.

Tamanho:50 a 55cm

Peso:De 20kg a 25kg

Aspectos Gerais:De porte médio, nitidamente retangular, poderosamente construído, sem sugerir aparência pesada. Deve revelar resistência.

Pelagem:Não muito curto, retos, duros e densos Cores: dourado com marcações em branco, e preto cobrindo todo o dorso. Alguns exemplares podem ter essa mesma coloração, com a variação da sela de preto para um azul marmorizado.

Longevidade:Cerca de 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Muito afetivo, resistente e brincalhão

Atividade Física:Moderado a alto

Texto: fonte - InternetImagem: fonte - http://cachorrosblogs.blogspot.com
679 Visualizações

 

Veja também:

dogue_do_tibete
Dogue do Tibete
deerhound
Deerhound ou Galgo Escocês

Comentários