Gascão de Saintongeois

gascao-de-saintongeois
Gascão de Saintongeois

Originário dos hounds que viviam na região de Saintongeois, localizada na costa oeste da França, o Gascão de Saintongeois é o resultado do cruzamento dos últimos exemplares dos cães Saintonge com o Grande Azul da Gasconha, realizado no século 19 pelo Conde Joseph de Caryon Latour de Vilerade.

Inicialmente, foram usados na função de caça da corça, onde trabalhavam em matilhas. Depois, passaram a ser empregados na caça à raposa e ao javali.

Cães de faro bastante apurado, se adaptaram bem a formas diferentes de caçadas.

Variedade pequena:
Em meados do séculos 20, caçadores selecionaram os menores filhotes de suas ninhadas de Grande Gascão de Saintongeois e desenvolveram a variedade pequena, destinada principalmente à caça de lebre. Em suas características, ela difere da variedade grande somente na altura.

Quando criado com a família, se mostram sempre dóceis e afetivos, especialmente com crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Tamanho:65 cm a 72 cm para machos e 62 cm a 68 cm para fêmeas.

Peso:Padrão não comenta

Aspectos Gerais:Cão de tamanho Grande, muito bem construído, dando ao mesmo tempo uma impressão de força e elegância. De tipo muito francês quanto à cabeça, pelagem e expressão. Pequeno - cão de tamanho médio, bem proporcionado e elegante. A cauda é fortemente inserida, bem afinada em sua extremidade, atingindo a ponta do jarrete. Elegantemente portada em sabre.

Pelagem:É curta e fechada. A cor de fundo é branco com manchas pretas, algumas vezes mosqueado, mas sem excesso. Duas manchas pretas são geralmente localizadas em cada lado da cabeça, cobrindo as orelhas, ao redor dos olhos e terminando nas bochechas. As bochechas são de cor fogo, de preferência pálido. Duas marcas fogo localizadas acima da arcada superciliar dão a impressão de "quatro olhos". Encontramos também manchas fogo na face interna das orelhas e manchas como as das trutas ao longo dos membros. Alguns pelos fulvos podem aparecer na parte superior das orelhas sem, portanto, dar à cabeça um aspecto tricolor. Às vezes, observamos abaixo das coxas uma típica mancha de folha morta chamada "marca de cabra".

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Temperamento:Cão obediente por excelência, de bom faro, audacioso, dotado de um latido sonoro. Cão de matilha por instinto. Calmo, afetuoso, que obedece facilmente às ordens.

Atividade Física:Intensa

Texto: fonte - Anuário Cães 2013 - Editora Minuano
695 Visualizações

 

Veja também:

braco_tiroles
Braco Tirolês
deerhound
Deerhound ou Galgo Escocês

Comentários