Grande Azul da Gasconha

grande_azul_da_gasconha
Grande Azul da Gasconha

Acredita-se que o Grande Azul da Gasconha seja a mais pura e mais antiga raça de cães farejadores, pois eles são descendentes diretos dos cães traduzidos pelos comerciantes fenícios. Tem origem na Província da Gasconha, na costa sudoeste da França, próximo às montanhas dos Pirineus e à divisa da Espanha. É um dos maiores cães farejadores, apesar de não ter tanta velocidade, é conhecido por sua grande habilidade em levantar a presa, pela sua incrível resistência, ótimo faro e pela sua voz forte, sonora que pode ser ouvida à grande distância.

A raça hoje é usada na caça de alces, javalis e assemelhados. Por trás de sua elegante aparência e comportamento aristocrático, reside uma alma madura e sociável, onde timidez e agressividade podem ser bastante estranhas para ele. Eles são afetivos e necessitam de espaço para exercícios.

São cães muito amáveis, ativos, muito resistentes, dóceis tanto com crianças como com outros cães.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Para Caça a tiro e, ás vezes, para caçar grandes animais, mas também lebres, geralmente em matilhas ou individualmente como cão de faro

Tamanho:de 65 a 72 cm para machos e 62 a 68 cm para fêmeas

Peso:Padrão não comenta

Aspectos Gerais:cão de raça antiga, de tipo eminentemente francês, quanto à cabeça, pelagem e expressão. Imponente, dando uma impressão de força tranqüila e de grande nobreza.

Pelagem:pelo curto, bastante grosso, muito denso. É inteiramente mosqueado (preto e branco) dando efeito azul ardósia; com ou sem manchas pretas mais ou menos extensas.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:muito bom de faro; dotado uma voz uivante sonora com tons graves. É muito aplicado na caça. Se une instintivamente à matilha. Temperamento calmo; obedece facilmente.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://retrieverman.files.wordpress.com
1474 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
griffon
Griffon

Comentários