Greyhound

greyhound
Greyhound

A primeira notícia da raça vem do Vale do Nílo, na Tumba de Amten, entre 2900 e 2752 a.C. Entalhes da tumba mostravam uma cena com dois exemplares atacando um cervo. O Greyhound sempre teve uma história aristocrática, sendo o preferido pele realeza egípcia. Sua criação se restringia apenas ás pessoas da realeza. Por ser uma raça muito antiga, tem origem incerta. Alguns especialistas supõem que seu nome seja derivado de Graius ( Grego), pois eles eram muitos estimados pelos antigos gregos. Outros que derive de “grech” ou “greg” ( cão, na antiga Inglaterra). Há ainda os que dizem que o nome veio da cor “gray”(cinza). Acredita-se que a raça tenha se desenvolvido na Inglaterra. Apesar de ser um especialista na caça de lebres, ele também era muito usado para caçar cervos, raposas, veados e outros. Atualmente, o cão compete em pistas de corridas específicas para a raça, que é muito veloz. O Greyhound é ainda um excelente animal de companhia, por ser fiel, afetuoso e tolerante com crianças.

Muitos especialistas gostam de descrever a raça sob uma linda comparação: ""Rápido como um raio de luz e sábio como Salomão.""

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Corrida

Tamanho:71 a 76 cm para machos e 68 a 71 cm para fêmeas

Peso:27 a 36 quilos

Aspectos Gerais:Aristocrático, imponente, com musculatura de constituição sólida, lombo arqueado e membros flexíveis e potentes. Toda sua conformação física mostra sua aptidão para a velocidade.

Pelagem:Curta e cerrada com cores preta, branca, vermelha, azul, castanho, fulvo ( castanho-alourado) tígrado ou qualquer dessas cores invadidas pela branca.

Longevidade:14 a15 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:fiel, afetuoso e atencioso com crianças.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
562 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
whippet
Whippet

Comentários