Griffon de Aponte de Pelo Duro Korthals

griffon_de_aponte_korthals
Griffon de Aponte de Pelo Duro Korthals

Utilizada na caça de aves e difundida na Europa com diferentes nomes, a raça foi melhorada pelo holandês E. Korthals, dono de um canil na Alemanha, no Grande ducado de Hesse.

A partir de 1860, ele renovou o velho Griffon de pelo duro por consanguinidade e cruzou Griffons franceses e germânicos com Bracos, Barbets e Épagneuls.

Em 1870 ocorreu a primeira apresentação da raça e o padrão foi redigido em 1887.

Cães inteligentes e versáteis, os exemplares da raça aprendem rápido e se mostram amorosos com os donos e também com crianças.

No trabalho, são resistentes e vigorosos, aptos em qualquer tipo de terreno.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Cão de caça.

Tamanho:50 a 55 cm para fêmeas e 55 a 60 cm para machos.

Peso:Padrão não comenta.

Aspectos Gerais:Cão forte e rústico, de tamanho médio. Mais longo do que alto . Alegre, vivaz e não agressivo. A cauda é portada horizontalmente ou com a ponta ligeiramente levantada quando não é cortada, coberta de pelagem densa, mas sem penacho. Deve ser geralmente cortada em um terço ou um quarto.

Pelagem:O pelo é duro e grosso, lembrando ao toque o de javali. Jamais ondulado ou lanoso. Sob o pelo duro de cobertura há um pelo fino e denso. A cor é de preferência, cinza aço com mancha marrom ou uniformemente marrom ou salpicado de pelos brancos ou ruão. São igualmente admitidas as pelagens branca e marrom e branca e laranja.

Longevidade:13 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande.

Temperamento:É um cão gentil e orgulhoso, excelente caçador, muito apegado ao seu dono e ao seu território que guarda com vigilância. Muito amável com as crianças.

Atividade Física:Intensa

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora Minuano
529 Visualizações
( 2 )

 

Veja também:

deerhound
Deerhound ou Galgo Escocês
spaniel_da_picardia
Spaniel da Picardia

Comentários